Estímulo à leitura em Macaé será prioridade em 2012

22/12/2011 15:49:42 - Jornalista: Andréa Lisboa

Incentivar as crianças e os jovens a ler é um dos desafios dos educadores. Com esse propósito, a Secretaria de Educação de Macaé elaborou projetos de leituras por segmento e suporte didático voltado para professores das salas de leitura e de Língua Portuguesa. O material contém sugestões de aulas, indicações de textos, filmes e músicas. Os alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental vão trabalhar semestralmente com gêneros literários e temas sugeridos.

Já os da Educação Infantil, do primeiro segmento e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se voltarão para a construção da identidade e para o valor de pertencimento ao município.

Outro destaque sobre o planejamento da Educação para o próximo ano letivo é o maior envolvimento da Educação de Jovens e Adultos com o Programa de Leitura. O trabalho com esse segmento será intensificado e atingirá todas as escolas da Rede Municipal de Educação. As visitas diárias do grupo de contadores de histórias da Educação, formado por sete educadores, serão mantidas e vão passar, como neste ano, por todas as escolas da rede. A novidade é que em 2012 o grupo não se apresentará eventualmente, mas regularmente para os estudantes da EJA.

O projeto da Coordenação do Programa de Leitura para a Educação Infantil, para a 1ª até 5ª série do Ensino Fundamental e para o EJA tem como tema a construção da identidade. “A proposta é reforçar os vínculos do estudante, que muitas vezes é migrante, com o município”, disse o secretário de Educação, prof. Guto Garcia.

Segundo a Coordenadora do Programa de Leitura da Secretaria de Educação, Maria Georgina de Souza, além do projeto se voltar para o município, ele inclui a valorização do pertencimento à família, à comunidade e ainda ao país. Essa proposta é voltada para os professores das salas de leitura da rede municipal. Em 2012, o Programa de Leitura continuará a oferecer o curso de formação continuada ‘Contadores de Histórias’. As inscrições serão abertas em fevereiro e as aulas começaram em março.

Já a Coordenação de Língua Portuguesa elaborou um projeto com quatro temas e gêneros literários para serem desenvolvidos bimestralmente pelos professores do 6º ao 9º ano de escolaridade. A equipe está produzindo material para orientação do professor que será disponibilizado em CD e por meio do blog da Coordenação de Língua Portuguesa que está sendo elaborado. O material inclui sugestões de aulas para estimular o aluno à leitura.

— Um grande problema para a Educação é o desinteresse do aluno pela leitura. Por isso buscamos criar estratégias para criar oficinas de leitura prazerosa. Pretendemos estimular o hábito de leitura de modo que o aluno goste de ler e de produzir textos, disse uma das coordenadoras de Língua Portuguesa — Sandra Matsumura.

No primeiro semestre letivo, por exemplo, os alunos do segundo segmento vão apreciar o gênero literário poético e o tema será ‘Tempo’. Eles terão contato com autores clássicos como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, entre outros. No segundo bimestre, o estudo será sobre crônicas, com novos gêneros e temas nos bimestres seguintes.