Estudante da Amada vence etapa de gincana ambiental

11/05/2009 13:43:55 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Desenho ilustra o passeio do Barrinha e sua turma na beira do rio

O estudante Tadeu Aguiar, da Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada), venceu uma das etapas da gincana desenvolvida pelo projeto “Conhecer para Preservar”, de educação ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb). Com a produção de uma história em quadrinhos, a história, que envolve o personagem “Barrinha e a sua turma”, conta como foi realizado um passeio à beira do Rio Macaé.

A comissão que elegeu a história em quadrinhos, formada pelos publicitários Daury Lisboa, da Semaurb; Éliton Coelho, da Subsecretaria Municipal de Comunicação (Secom); Alba Corral, Secretária Executiva e Alessandro Silva, dos Grupos de Trabalho GT’s da Agenda 21 e Carolina Benassuly, do Projeto Mosaico da Petrobras, observaram vários critérios para a escolha do vencedor e apontaram o segundo lugar para o aluno Jhonatan Freitas, da escola municipal Neuza Brizola, que também conta sua versão sobre o tema principal deste ano: “Água e lixo”.

Agora, a história do Barrinha e sua turma na versão do aluno da Amada, portador de deficiência auditiva, irá ilustrar a cartilha do XI Dia de Conscientização do Pontal que será distribuída durante as outras etapas do projeto, que é realizado numa parceria entre a Semaurb, Agenda 21 e o Centro de Educação Ambiental (Ceac) e a Petrobras, através do Projeto Mosaico.

- A comissão escolheu a História em Quadrinhos que iremos utilizar no material educativo que será distribuído nas atividades do Projeto "XI Dia de Conscientização do Pontal" - assegurou o coordenador de Educação Ambiental da Semaurb e dos Grupos de Trabalho da Agenda 21, Paulo Barcellos, informado ainda, que a culminância do projeto será no dia seis de julho, na Praça Veríssimo de Melo.

Manifestações culturais - Nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12), outra etapa do projeto acontece no Teatro Municipal. São as apresentações das manifestações culturais por parte dos estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino e dos grupos organizados. “É nessa etapa que os grupos envolvidos são valorizados por suas iniciativas culturais, onde demonstram através da música, dança ou teatro como se deve tratar do lixo ou cuidar para que não falte água no planeta. E essa é uma das máximas da Agenda 21, pensar global e agir local”, disse a secretária executiva da Agenda 21 Macaé, Alba Corral.

- Envolver diversos parceiros nas discussões sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé e falar sobre a questão da destinação adequada do lixo e a preservação da qualidade da água nas mais variadas formas, significa contribuir com o processo de conscientização que visa a melhoria da qualidade ambiental de nossa cidade, principalmente das comunidades localizadas na Bacia do principal rio que banha Macaé - assinalou o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz.

Outros cenários e datas do projeto - Além do Teatro Municipal, as atividades do XI Dia de Conscientização do Pontal, que envolve estudantes e professores vinculados à população ribeirinha serão realizadas na Praia do Pontal e na Escola de Pescadores, entre os dias dois e 19 de junho e na Praça Veríssimo de Melo, no dia dois de julho com a culminância do projeto. Nesse dia será feita a exposição das etapas anteriores, das obras selecionadas, divulgação e premiação dos vencedores, entre outras atividades.