Estudantes da rede municipal se preparam para Prova Brasil

05/11/2011 13:53:59 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Em Macaé, 2.955 alunos do 5° ano de escolaridade e 1.614 estudantes do 9° ano serão avaliados

Faltam poucos dias para a realização da Prova Brasil. Os estudantes da rede municipal de ensino estão ansiosos para a avaliação, que acontece entre os dias os dias 7 a 11 de novembro. Em Macaé, 2.955 alunos do 5° ano de escolaridade e 1.614 estudantes do 9° ano serão avaliados, conforme os números do último censo escolar. O município ainda foi escolhido para ser pólo de logística de provas das cidades de Quissamã e Carapebus.

A Prova Brasil que acontece a cada dois anos, vai abranger os conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As questões de múltipla escolha são elaboradas pela equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicadas por empresa vencedora de licitação pública e corrigidas pelo instituto.

Com base nos resultados da Prova Brasil e nos indicadores de aprovação das escolas é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Além destes indicadores, o IDEB também considera relevante dados como infraestrutura da unidade, índices de aprovação, evasão e distorção idade-série.

Sendo assim, para a melhoria, não só do desempenho dos alunos na Prova Brasil, mas da qualidade do ensino na rede municipal, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação desenvolveu uma série de ações.

- Para melhor qualidade do ensino, o secretário de Educação, Guto Garcia, estipulou que na rede municipal fossem desenvolvidos simulados com aprofundamentos dos estudos junto aos alunos. E o processo de revisão das disciplinas vai prosseguir nas salas de aula da rede municipal de ensino – disse secretária de Educação em exercício, Gelda Tavares.

O processo de avaliação é apontado pelos especialistas um instrumento primordial para o avanço da qualidade do ensino. Tanto que, neste sábado (5), aplicadores da prova representantes da rede pública estadual participarão de um plano de treinamento da avaliação na sede da Cidade Universitária a partir das 9h. Na ocasião, representantes do Inep vão repassar informações consideradas essenciais para o processo de avaliação. Entre elas, o manual da prova, a importância e meta da Prova Brasil, logística, simulação de situações críticas, formulário de controle de avaliação, entre outros.

- A intenção é que os profissionais que vão aplicar a avaliação conheçam da melhor forma o objetivo e sistemática do processo, que é conduzido pelo Inep – afirmou o coordenador regional da Prova Brasil, Jorge Magalhães.

A Prova Brasil é apontada pelos especialistas como um instrumento primordial para o avanço da qualidade do ensino. As avaliações são construídas tendo por referência os parâmetros curriculares nacionais (PCN), currículos das redes estaduais e municipais, além troca de experiências com especialistas das áreas de língua portuguesa e matemática. Por isso, no decorrer de todo o ano os professores do 5° ano participaram de cursos de formação continuada a cada 15 dias. Já os profissionais que atuam com 9° ano de escolaridade realizaram, durante os horários de atividades, reuniões com enfoque para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os encontros serviram para que os professores tirassem dúvidas e levassem aos profissionais à reflexão sobre os conteúdos: “A meta é elaborar estratégias para melhorar o desempenho das turmas durante todo ano letivo. Contribuímos com os professores e ajudamos a organizar sua rotina e garantimos que, além dos conteúdos curriculares, eles trabalhassem o conteúdo que pode ser destacado na prova. A rede municipal espera resultados, e por isso está oferecendo aos docentes a ajuda necessária. A meta é assegurar a qualidade do ensino”, finalizou a coordenadora do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, Sonerline Miguel.