Estudantes receberão prêmios do concurso Educando na Cidadania

03/12/2009 11:49:14 - Jornalista: Joice Trindade

Mais de 300 estudantes da rede municipal de ensino de Macaé participam nesta quinta-feira (3), da cerimônia de premiação do concurso de redação do projeto Educando na Cidadania, do programa Macaé Cidadão. O evento vai acontecer no auditório co Colégio Estadual Matias Neto, a partir das 14h. Ao todo, 500 alunos da rede pública e privada foram inscritos para seleção. O tema deste ano do Educando foi “Vida em Sociedade – Respeitando as Diferenças”. Os trabalhos vencedores serão publicados em um livro editado pela prefeitura.

- Fazendo uma retrospectiva, a cada ano são priorizados temas que permeiam a realidade nacional e internacional. Em 2005, o tema foi “Cidadania”, quando houve encontros para os corpos discente e docente das instituições de ensino tratando de questões referentes à adolescência, ao protagonismo juvenil, às relações e aos valores do cotidiano, além de termos refletido sobre assuntos como “Etica e Sustentabilidade” e a respeito de perspectivas e caminhos para a ação da cidadania, explica a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes.

Para a secretária de Educação em exercício, Marialva Gentil, integrar alunos do 6º ao 9º anos de escolaridade, além do Ensino Médio é mais um incentivo para os estudantes. “A intenção é intensificar as atividades que visem à qualidade do processo ensino-aprendizagem e despertem o interesse por diversas vertentes, como a leitura , além de debates de temas transversais como “Violência” e “Sexualidade”“, salientou.

De acordo com o subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Gray Tavares, o evento tem a proposta de destacar talentos e incentivar habilidades e aptidões de leitura e escrita. De acordo Amélia Guedes, a integração dos estudantes é essencial. "Falar de cidadania nunca é demais, pois é com a participação dos jovens que iremos construir a sociedade”, ressaltou.

A proposta é abranger diversificados temas que enfoquem a cidadania. Para isso, alunos, professores, diretores, funcionários, pais e demais membros da comunidade educativa estão sendo envolvidos. No decorrer deste ano, instituições de ensino abordaram questões referentes à adolescência, ao protagonismo juvenil e às relações e valores do cotidiano. Também foram promovidos debates e palestras a respeito de sexualidade, juventude, exclusão social, drogas, violência e participação política.