ETE do Lagomar: obras continuam

04/11/2009 15:59:02 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Enquanto finaliza as obras dos dois tanques, a prefeitura iniciou o calçamento, com paralelepípedos, de toda área externa da ETE

Prosseguindo com o projeto de ampliar o saneamento básico do município, a prefeitura de Macaé está concluindo a construção da ETE do Lagomar, para tratar o esgoto de mais de 20 mil pessoas. A prefeitura investe, com recursos próprios, R$ 9 milhões nessa obra. A ETE está sendo construída em módulos, podendo ser ampliada no futuro, ao lado da ETE do Engenho da Praia. Para completar o esgotamento sanitário do bairro, estão em fase de conclusão as seis estações elevatórias que vão captar o esgoto e direcioná-lo para a estação de tratamento.

Esta semana, enquanto finaliza as obras dos dois tanques que vão receber e tratar o esgoto, a prefeitura iniciou o calçamento, com paralelepípedos, de toda área externa da ETE. Já foram concluídos, inclusive com pintura externa e interna, os prédios da subestação, na entrada do terreno, e o prédio onde funcionarão a área administrativa e o laboratório da ETE. A subestação já conta com transformador, disjuntores e painel de distribuição.

Já foram concluídas a caixa de areia e a elevatória que vão conduzir o esgoto captado aos tanques de tratamento, que são conjugados e só têm separação interna. Esses tanques estão recebendo pintura e pequenas obras de conclusão. Eles medem 50 metros de comprimento, por 12 de largura e 6,20 metros de altura. O primeiro tanque recebe o esgoto e o segundo, efetua o tratamento do efluente. Também já está concluída, interligada aos tanques, a casa de máquina, que vai receber o esgoto e o bombear para os tanques de tratamento

Área da ETE é de seis mil metros quadrados

A ETE ocupa uma área de seis mil metros quadrados dentro do sistema de tratamento, fora o laboratório de análise de efluentes. Nela, o esgoto vai passar por um tratamento primário para a retirada dos sólidos. O esgoto segue por uma caixa de areia e é recalcado para o tanque de aeração para o oxigênio propagar as bactérias. Após essa etapa, o efluente vai para o decantador, onde as impurezas são separadas. A partir daí, o efluente sai tratado, sendo encaminhado para uma vala de filtração e infiltração que faz o polimento da água. O nitrogênio e o fósforo do efluente são retirados para que o líquido final seja lançado no canal. A água tratada pode ser reaproveitada para regar jardins em áreas públicas devido a alta pureza do efluente.

Com a construção dessa ETE, a segunda do governo do prefeito Riverton Mussi, a administração municipal avança nas ações do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento básico do município. Além disso, a ETE é mais um passo que a prefeitura dá no Projeto Lagomar. Esse projeto vem beneficiando o bairro com obras de infraestrutura urbana desde 2006, com construção das redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto, pavimentação das ruas, além da instalação de rede de água, que será ligada pela Cedae a uma rede principal já existente no bairro, para levar água a todas as residências.

As obras da ETE do Lagomar estão sob a responsabilidade da Construtora Avenida e são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop). Essa ETE estará concluída até o final deste ano, quando então a ETE entrará em testes, para depois ser inaugurada e começar a funcionar.

Das seis elevatórias para escoar o esgoto da primeira fase das obras de infraestrutura do Lagomar, a principal ou Elevatória 1 está localizada na entrada do bairro, na Avenida Quissamã, próximo ao Terminal do Lagomar. As outras cinco foram construídas dentro do bairro, como na esquina da Quissamã com W1, na W28 com a W1, na W9 com a W12, na W16.

Para escoar todo o esgoto do bairro, o Lagomar contará, ao todo, com 10 elevatórias. As outras serão construídas na segunda fase das obras do Projeto Lagomar. As elevatórias vão captar 42 litros de esgoto por segundo, equivalente a 21 mil pessoas. Para direcionar o esgoto do bairro para a ETE, a prefeitura já instalou a tubulação sob a Rodovia Amaral Peixoto e passando pela rua principal do Engenho da Praia.

Nas obras de infraestrutura urbana no Lagomar, a prefeitura de Macaé já investiu, nos últimos quatro anos e meio, mais de R$ 30 milhões. 70% das obras no bairro já estão concluídas, com 84 mil metros quadrados, ou cerca de 12 km, de ruas asfaltadas, 44 mil metros quadrados, ou 7 quilômetros, de ruas com paralelos, 20 mil metros de rede de esgoto, 15 mil metros cúbicos de rede de água pluvial. O bairro já conta também com mais de duas mil ligações de água potável, ligando as residências à rede principal instalada pela Cedae.

Projeto da segunda fase das obras no Lagomar está no TCE para análise e aprovação

Sobre a segunda fase das obras no bairro, quando as obras de infraestrutura urbana chegarão às demais ruas e travessas do bairro, o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, informou que o projeto para a continuação das obras no bairro já foi enviado, no início deste ano, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), para análise e aprovação. “Depois disso, a prefeitura vai iniciar o processo de licitação dessas obras, mas isso só deverá acontecer no próximo ano, com o orçamento da prefeitura de 2010”, disse o secretário.