Expo Flor é inaugurada com muitas variedades e cores na Veríssimo de Mello

29/09/2011 14:44:27 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Moisés Bruno

Exposição de Flores de Holambra-SP”, que em sua 10ª edição, vem enchendo de cores e aromas a Praça Veríssimo de Mello, em Macaé.

Com todas as suas cores, são as mini roseiras que encantam a professora aposentada Marlene Carneiro, 74 anos. Por coincidência, também foram as pequenas e singelas, mas nem por isso menos belas, flores, as escolhidas pela dona de casa Ângela Maria da Silva, 52 anos. As duas foram algumas das visitantes que estiveram no primeiro dia da “Expo Flor – Exposição de Flores de Holambra-SP”, que em sua 10ª edição, vem enchendo de cores e aromas a Praça Veríssimo de Mello, em Macaé.

Marlene é presença garantida em todas as edições do evento, que já faz parte do calendário oficial anual do município, e é realizado pelo Lions Club de Macaé, com apoio da prefeitura. A aposentada está na expectativa de cultivar as rosas.

— Todo o ano eu participo desse evento e sempre levo uma mudinha de planta para casa. Rosas, azaléias e até samambaia chorona. Essa última foi a única que vingou e estou lutando para que ela fique bem, porque nenhuma que eu levei para plantar em casa ficou boa. Olha que tenho outras plantas também, mas essas eu não consigo fazer com que durem muito tempo. Acho que para cada espécie é necessário ter um clima adequado. A região influencia muito. Mas não deixo de tentar e estou esperançosa com essas rosas — acredita Marlene.

Já Ângela, moradora do bairro Lagomar, teve mais sorte com as orquídeas que levou para casa nas últimas edições do evento. “Todo o ano eu venho. Quando não dá pra eu vir, minha filha vem e sempre levamos alguma coisa para casa. Esse ano, vou levar as mini roseiras e estou ansiosa para plantá-las e ver como vão ficar”, diz a dona de casa.

Um atraso com a chegada do caminhão carregado com as flores da exposição fez com que houvesse um adiamento na abertura do evento que teve início ao meio-dia. A expectativa era grande e muita gente já estava na praça, esperando ansiosa para conferir as espécies à mostra. A Expo Flor permanece na Veríssimo de Mello até o dia 09 de outubro, das 10h às 21h, com entrada franca.

Vicente Albuquerque, presidente do Lions Club Macaé, que este ano comemora o jubileu de ouro, diz que essa foi a primeira vez que o atraso aconteceu, mas as pessoas que estavam esperando na praça provam a importância do evento para a cidade. “As pessoas já sabem que, chegando a primavera, logo teremos a exposição. A cada dois dias teremos uma reposição de flores”, explica o presidente.

O coordenador do evento, Roberto Luiz Pereira, diz que entre as 240 espécies de flores e plantas da mostra, a orquídea é a flor mais procurada. Por isso, na exposição, é possível encontrar a planta em diversos tamanhos e cores. “As orquídeas sempre chamam a atenção, visto que, esse mês, é época do florescer dessas espécies. Já as outras, depende muito do momento”, diz o coordenador.

No evento, uma porcentagem do dinheiro arrecadado com a venda das plantas é destinada ao Lions, para as ações beneficentes promovidas pelo clube. São ações como aquisição de óculos, serviços de oftalmologia, aquisição de cadeiras de rodas, ajuda com passagens, aquisição de remédios, fraldas geriátricas ou outras coisas de necessidades primárias. “Sempre focados em pessoas carentes que nos pedem ajuda e sempre fazemos o possível para atender essas necessidades”, explica.


Fotos Relacionadas