Exposição de Debret movimenta Paço Municipal

02/12/2009 16:16:12 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Bruno Campos

Mostra fica em cartaz até o próximo dia 30

Quem foi ao lançamento da exposição Índios de Debret, no Paço Municipal de Macaé na noite desta terça-feira (2) se lembrou das imagens reproduzidas remeteram aos livros de história do Brasil. São 30 litografias aquarelas manualmente pelo próprio Debret, representando personagens, usos e costumes dos povos indígenas, selvagens e civilizados, que faz parte da “Colecção Dona Rosa Joaquina”, de propriedade particular de uma macaense, inédita no país.

Emolduradas exclusivamente para a ocasião e com uma ambientação que não deixava nada a desejar a um ateliê original - os objetos usados foram garimpados e minuciosamente estudados para compor o ambiente - a exposição está impecável e maravilhosa de se ver.

- Esta iniciativa foi muito significativa, ainda mais que estamos no Ano França Brasil. Macaé deu a sua contribuição de uma maneira muito construtiva já que a exposição é aberta ao público e nós macaenses poderemos conhecer mais um pouco do trabalho deste célebre artista, frisa a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly.

Para o diretor da UTE Norte Fluminense, Philippe Quenet, empresa patrocinadora da exposição, presente a exposição salientou da importância de incentivar e envolver outras empresas a investirem nesta área cultural.

- Temos uma política de atrelarmos o nosso nome a projetos de cunhos sociais e ambientais, que levem uma melhor qualidade de vida a comunidade. Não conhecia este espaço, é a primeira vez que venho aqui e gostei muito da qualidade e da maneira como foi ambientado, comentou.
Não menos entusiasmados estavam o arquiteto, Marcelo Machado e o cirurgião dentista, Alexandre Semerene, que declararam: “Macaé é uma cidade privilegiada em receber uma exposição de tão alto nível”.

O curador Vilcson Gavinho e o idealizador Ely Peron, estavam muito satisfeitos com o resultado do trabalho, pois segundo eles, foram meses e meses de pesquisa, de elaboração para que tudo ficasse estivesse de acordo com o projeto proposto. “Esperamos que o povo macaense aprecie bastante, pois tudo foi feito com muito carinho e dedicação, finalizou eles.

A exposição é uma iniciativa da UTE Norte Fluminense, com o apoio da prefeitura de Macaé através da Fundação Macaé de Cultura e Subsecretaria de Cultura e ficará exposta no Paço Municipal até o próximo dia 30, com entrada franca.