Exposição de Pôsteres movimenta a I Jornada de Pesquisa e Extensão na Cidade Universitária

24/09/2009 17:10:19 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Jornada termina nesta sexta

A Cidade Universitária recebeu nesta quinta-feira (24) a exposição e avaliação dos pôsteres com trabalhos das áreas de extensão e pesquisa em Química, Biologia e Farmácia. A exposição integra a I Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, que faz parte da programação da I Semana de Integração Científica, que termina nesta sexta-feira (25), simultaneamente na Cidade Universitária e no Núcleo Pesquisa Ecológica Macaé-UFRJ (NUPEM), no bairro São José do Barreto

Alguns alunos vieram da UFRJ do Rio de Janeiro para expor seus pôsteres. Nesta sexta, durante a solenidade de encerramento do evento, todos receberão certificados de participação e os cinco melhores trabalhos, menção honrosa e um prêmio.

Dezesseis professores avaliaram os 42 trabalhos inscritos. Os grupos, formados por três avaliadores de cada curso - sendo dois da UFRJ e um convidado de outra instituição de ensino superior - , consideraram especialmente o grau de relevância do trabalho, seu impacto social e o vínculo que estabelece com a comunidade.

- O mais importante foi a mobilização tanto do corpo docente, quanto do discente. Foi uma ação compartilhada entre alunos, professores e funcionários, além de criar um vínculo local, considerou o professor coordenador da avaliação dos pôsteres, Teo Bueno, do curso de Biologia do NUPEM.

Também participam da I SIC/Macaé, a FEMAS, a FUNEMAC, a UENF, e a FAFIMA, representadas por professores palestrantes. Ao todo, 25 palestras estão na programação da semana, das 14h às 16h, além de minicursos de manhã e à noite. Os temas abordados são pesquisas nas áreas de química, biologia, farmácia, enfermagem, medicina e nutrição.

A técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ/Macaé e presidente da comissão organizadora da I SIC/Macaé, Cristiane Teixeira, destacou o pôster do primeiro módulo do curso de extensão da UFRJ sobre desenvolvimento de material didático multimídia voltado para professores da rede municipal e estadual e ensino. O objetivo do curso é qualificar professores para a produção de seu próprio material didático com os recursos tecnológicos que a escola possui. Estão previstos mais dois módulos com duração de três meses para a conclusão do curso, que já possui lista de espera para a próxima edição.

Cristiane chamou atenção também para o pôster sobre uso correto dos medicamentos, elaborado pelo curso de Farmácia. 40 alunos desse curso chegaram a apresentar esse trabalho no Calçadão da Av. Rui Barbosa, como parte de um evento nacional da UFRJ. “Sair do entremuros da universidade, levando o conhecimento gerado; dar satisfação à sociedade do investimento público aplicado: Esse é o papel da extensão”, explicou Cristiane.

A aluna de Biologia do NUPEM, Marla Rito, já se apresentou em quatro Jornadas da UFRJ, em congressos e em simpósios fora de Macaé. Seu projeto de extensão sobre crustáceos, produzido há três 3 anos, já é aplicado em Macaé e em cidades do entorno. “Acho interessante trazer a Jornada para o pólo de Macaé, porque essa é a oportunidade de mostrar para os outros cursos nosso trabalho. Além disso, posso trocar informações com grupos que fazem projetos parecidos com o meu”, elogiou.

O Museu da Química Prof. Athos da Silveira Ramos, estande itinerante do Instituto de Química da UFRJ-RJ, também participou da mostra. A avaliação dos pôsteres foi encerrada com o Intervalo Cultural, apresentação de choro com o contrabaixista Bruno Py e convidados, que contribuiu para a integração dos alunos.

Além da I Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé, acontecem durante a Semana Científica, o III Fórum Científico da Bacia de Campos e o 1º Encontro de Integração Científica. A Comissão Organizadora do evento é formada pelos professores Angélica Soares (IQ/Macaé), Christine Ruta (NUPEM/IB/Macaé), Iracema Takase (IQ/Macaé), Leonardo Gomes (IQ/Macaé) e Samantha Martins (Faculdade de Farmácia de Macaé); pela aluna Nathalia Nocchi (NUPEM/IB/Macaé) e por Cristiane Teixeira.