Fábio Franco: trânsito será interditado para colocação de nova ponte

15/10/2008 16:19:48 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Por solicitação da secretaria executiva de Obras (Semob), a Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) vai interditar, a partir das 7h de quinta-feira (6), o trânsito no trecho da Rodovia Amaral Peixoto - entre as ruas Osvaldo Cruz e José Domingues - Rua Tarcísio de Almeida Miranda, no cruzamento com a Getúlio Vargas, no Miramar.

Agentes de trânsito da Mactran estarão no local auxiliando os condutores a utilizarem o desvio que será feito pelas ruas José Domingues, Getúlio Vargas e Osvaldo Cruz. A interdição acontece para instalação dos pré-moldados da nova ponte sobre o Canal da Fábio Franco, prosseguindo ações do Programa Água Limpa.

A interdição foi definida em reunião entre representantes da Mactran e da Semob, realizada na tarde de terça-feira (14), para garantir a segurança dos pedestres e motoristas, já que os pré-moldados em cimento e aço pesam cerca de quatro toneladas e exigem a utilização de guindastes para sua instalação. Os pré-moldados foram fabricados nos conteineres localizados no canteiro de obras em frente ao Ginásio Municipal, no Sol y Mar, pela Lab Engenharia, ligada às empresas Odebrecht/Zadar, responsáveis pelo Programa Água Limpa.

- A Mactran vai interromper o trânsito e fazer os desvios necessários para que possamos instalar os pré-moldados, terminar a ponte e liberar o trânsito. Até o final deste mês, a nova ponte já estará no lugar e o trânsito será liberado, mas as intervenções no Canal da Fábio Franco vão continuar. A próxima passagem de nível a ser interditada, no início de novembro, é a que se localiza nas proximidades da Comunidade da Linha, nos Cajueiros - disse o secretário de Obras, engenheiro Mário Bucker.

O secretário acrescentou que a terceira intervenção no Canal acontecerá na passagem de nível próxima ao ABC e, a seguir, a localizada na descida do Morro de Santana.

- Nossa previsão é de que as intervenções nessas pontes durem de 20 a 30 dias, no máximo, em cada uma. Sempre instalaremos uma passarela para passagem de pedestres e bicicletas. Pedimos a compreensão da população na realização dessas obras, os primeiros passos do Programa Água Limpa e importantes para acabar com os alagamentos em vários pontos da cidade. Como não podíamos interditar as quatro pontes de uma só vez, pelo impacto que causaria ao trânsito, optamos por realizar as ações uma de cada vez, falou Mário Bucker.

Outras ações do Programa Água Limpa

Outra informação repassada pelo secretário de Obras foi que, paralelamente às intervenções no Canal da Fábio Franco, a prefeitura está viabilizando a aquisição de mais bombas de sucção para aumentar a vazão do canal. O Programa Água Limpa começou com as ações nesse canal porque ele funciona como ponto final de drenagem, da saída da água que acumula nas ruas em casos de chuva.

De acordo com Mário Bucker, após essas intervenções, a prefeitura inicia o alongamento do canal que cruza a Télio Barreto, com alargamento da caixa de bombeamento junto à beira- rio, onde estão localizadas duas bombas de sucção. Nesse ponto, serão instaladas mais três bombas e novas comportas para aumentar a vazão de água. Para ele, com a abertura das pontes sob o canal, em chuvas com índice pluviométrico baixo, a vazão da água vai ocorrer até por gravidade.

- O Programa Água Limpa teria que começar pelas intervenções nesse canal, que foi construído há muitos anos e estava estrangulado principalmente sob as pontes das passagens de nível. Sem isso, não há como acabar com os alagamentos, melhorar a vazão das águas pluviais nos bairros abaixo do nível do mar, falou o secretário.

Na segunda fase do Água Limpa acontecerá a abertura de um grande canal de concreto, com 6,5 metros de largura e 3,5 metros e meio de profundidade, na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, que seguirá até o final da Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna). Nessa fase, acontecerá também a abertura de um canal de menor porte, que começará no canal da Fábio Franco e seguirá paralelo à Linha Vermelha e Linha Férrea até o trevo da Cancela Preta.

- Com a recuperação das pontes e abertura desses novos canais teremos um sistema de escoamento eficaz, já que os canais serão os corpos receptores de água de chuvas rápidas, formando uma bacia de amortecimento. A prefeitura, com esses canais e com instalação de novas bombas de sucção, terá eficiência para bombear a água, em caso de chuvas mais fortes. Essas ações vão aumentar a vazão de água de três mil para sete mil e quinhentos metros por segundo.

O Programa Água Limpa envolve investimentos da Prefeitura de R$ 240 milhões. É o maior investimento em drenagem e saneamento da prefeitura nos últimos anos. Ao todo, serão quatro anos de obras, que vão gerar cerca de mil empregos diretos. O programa vai contemplar toda a cidade e prevê a instalação de 15 bombas de drenagem, construção de 183 mil metros de redes de esgoto, sete mil metros de rede de águas pluviais de concreto armado, 15 estações elevatórias e linhas de recalque, além de obras de pavimentação, com 115 mil metros quadrados de asfalto e 41 mil metros quadrados de paralelos. Ao todo, a obra vai utilizar 33,5 mil metros cúbicos de concreto. Na fase inicial, a prefeitura investe mais de R$ 40 milhões e as obras dessa fase estarão concluídas até o final de 2009.