Falta um mês para a Femacti

09/10/2009 10:48:24 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Estudantes da rede estadual, municipal, federal e particular de ensino mostrarão sua criatividade

Falta um mês para a realização da maior feira de ciências de Macaé e região: a Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti). O evento será nos próximos dias 11 e 12 de novembro, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Esta será a quinta edição desta competição que reúne trabalhos de alunos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino. São alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

O idealizador e coordenador da feira, Marcelo Machado, convida as instituições de ensino a fazerem inscrições para participar da Femacti, que discernirá os melhores trabalhos científicos e tecnológicos que representarão a cidade em eventos como a Fecti (Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação), na cidade do Rio de Janeiro, e a Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), que ocorre anualmente na Universidade de São Paulo (USP).

Os professores de Biologia, Matemática, Ciências, Física, Química e outras matérias afins podem inscrever o trabalho de suas escolas e de seus alunos por intermédio do site www.femacti.com.br. Os interessados ainda podem acessar o twitter: http//twitter.com/femacti.

A Femacti envolve a maioria das instituições de ensino de Macaé. Primeiramente, os alunos fazem seus trabalhos e disputam nas feiras de ciências internas (nas escolas) numa competição cultural para ver quais são os melhores. Posteriormente, os principais projetos disputam na Femacti.

Os trabalhos vencedores são escalados para concorrer na Fecti, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, com participação de representantes de todas as cidades fluminenses.

A culminância das apresentações acontece na Universidade de São Paulo (USP), em ocasião da Febrace, onde Macaé já venceu uma vez, com o trabalho do Colégio Luiz Reid sobre matemática e lógica, em 2007, competindo com projetos de estudantes que representavam cidades das cinco regiões do país.

Nestes eventos são testados conhecimentos e inovações, frutos de criatividade. Trabalhos de biologia, matemática, engenharia, áreas humanas e de tecnologia, além de outros quesitos, são apresentados. “Os alunos e as alunas devidamente orientados por seus professores demonstram muita habilidade e apresentação de fatos novos”, afirma Marcelo.

Para tornar o evento macaense ainda mais atrativo [e criativo] também são realizados concomitantemente às apresentações o campeonato de xadrez e o campeonato soletrar, além de exibições que podem ser vistas e apreciadas no planetário móvel.