Farmácia Popular do Brasil completa um mês de funcionamento

26/06/2009 16:00:37 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Dona Irene comprovou economia e comprou seus medicamentos na Farmácia Popular

Com apenas um mês de funcionamento, a Farmácia Popular do Brasil, em Macaé, já atendeu centenas de pessoas, inclusive de outros estados. Inaugurada pelo prefeito Riverton Mussi, numa parceria com o Governo Federal, a unidade tem como objetivo assegurar à população o acesso a medicamentos essenciais a preço de custo.

De acordo com a farmacêutica da unidade, Ângela Maria Raeder, são atendidas por dia cerca de 50 pessoas. A farmácia, localizada na rua Maciel Alves Moreira, no bairro Cajueiros, funciona de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 8h às 12h, aos sábados.

Ângela lembra que para ter acesso aos medicamentos, basta o cidadão se dirigir à farmácia popular com receita médica ou odontológica, pública ou privada. Não há necessidade de o usuário passar por qualquer procedimento burocrático.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressalta que é possível reduzir, em média, até 90% o preço do produto e as despesas dos usuários com aquisição de medicamentos.

- A Farmácia Popular do Brasil é mais um grande empreendimento que vem ao encontro dos anseios da população, pois facilita o acesso a uma lista de 94 medicamentos classificados como essenciais, além do preservativo masculino - frisou, lembrando que a Farmácia Popular Municipal, do Centro, ganhará um novo espaço, e terá também a grade de medicamentos ampliada.

Ele acrescenta que a Farmácia Popular do Brasil é toda informatizada e conta ainda com farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

Um exemplo da prova de economia e a diferença de preços praticados pela Farmácia Popular do Brasil foi o que ocorreu com a dona de casa Irene Reis Gomes. Após sair da unidade de saúde, a dona de casa procurou uma farmácia comum para comprar o antibiótico receitado pelo médico. O valor informado foi de R$ 180, e na Farmácia Popular do Brasil ela encontrou o mesmo produto por R$ 3,80.

- Assim que a balconista me informou o preço do medicamento, voltei ao posto de saúde e informei ao médico que não teria condições de comprar. Ele então, me orientou a procurar a Farmácia Popular do Brasil e quando a farmacêutica me disse o valor, quase não acreditei, conta elogiando a iniciativa da prefeitura. “Esta iniciativa da prefeitura foi excelente, pois muitas vezes as pessoas não podem dar continuidade ao tratamento devido o valor alto dos medicamentos, que acaba pesando no orçamento”, afirmou.

Os medicamentos mais procurados nas farmácias populares são omeprazol (contra gastrite), ASS, e os para pressão arterial e diabetes.