FAS renova matrículas para o Pró-Vida Cidadã e Paif/Peti

21/02/2005 18:50:28 - Jornalista:

A Fundação da Ação Social- FAS, está renovando as matrículas das crianças e adolescentes dos projetos Pró-Vida Cidadã, dos bairros Aeroporto e Botafogo e Paif/Peti da Fronteira, até quarta-feira, dia 23. Na quinta-feira, será realizada reunião com os funcionários, para capacitar os que irão trabalhar nos projetos.

Segundo a coordenadora dos projetos, Wanda Martins, a medida em que a criança ou adolescente sai do projeto, a vaga é disponibilizada para cadastro reserva ou preenchida, através de indicação do Conselho Tutelar.

O Pró-Vida Cidadã integra a rede de Proteção à criança e ao adolescente, através da ocupação do tempo ocioso extra﷓escolar de menores de 07 a 14 anos, provenientes de famílias de baixa renda e contribui para impedir que esses menores fiquem expostos a riscos sociais, e vulneráveis ao uso e tráfico de drogas.

Implantado em 2000, o Pró-Vida atende, hoje, cerca de 200 menores, que participam de oficinas práticas de artes, dança, capoeira, reforço escolar, música e esportes. Cada um recebe complementação alimentar sob forma de lanche e almoço.

O Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) também foi instalado no município no ano 2000, é um programa do Governo Federal co﷓finaciado pelos governos Estadual e Municipal, cujo objetivo é retirar crianças e adolescentes do envolvimento com algum tipo de atividade perniciosa. Atualmente, o Peti atende 100 crianças e adolescentes de 07 a 15 anos, no Centro Comunitário da Fronteira (Praça dos Servidores).

As atividades são realizadas no período extra﷓escolar, através de oficinas práticas de música, dança, capoeira, recreação, reforço escolar e esportes. Os integrantes recebem complementação alimentar e uma bolsa mensal no valor de R$ 25 (vinte e cinco reais). Além disso, a família é assistida, participa de reuniões e acompanhamento psicossocial feito pela equipe técnica que atua no programa.


Já o Programa de Atendimento Intergal à Família (Paif) é um projeto do Governo Estadual co﷓financiado pelos governos Federal e Municipal e tem como diretrizes programáticas, a adoção do princípio da centralização na família.

Implantado também em 2000, através de um convênio entre os governos Estadual e Municipal, o Paif é desenvolvido a partir da criação do NAF (Núcleo de Apoio à Família), que em Macaé possui duas unidades, nos bairros Fronteira e Botafogo. O Programa dá assistência a 380 famílias.

Para que os beneficiários possam se apropriar com satisfação da rede de assistência, o convênio dispende de recursos capazes de potencializar a rede de serviços assistenciais, que atendem à mulher, à criança e ao adolescente, além do dependente químico.