Feira das Mães impulsiona o artesanato local

06/05/2009 17:01:37 - Jornalista: Eloísa Seady*

Foto: Ana Chaffin

Na Nova Aurora, Feira das Mães vai até sábado

Promovida pela subsecretaria de Cultura de Macaé, através da coordenação de Artesanato, a Feira das Mães, que está sendo realizada no pátio da Nova Aurora, das 9h às 19h até sexta-feira, dia 9, vem empolgando o público a conhecer os artesãos locais e seus trabalhos. Em mais uma ação da prefeitura, a subsecretaria das Políticas da Mulher também promove nesta quinta-feira (7), a Expo Mulher Mãe, a partir das 10h na Praça Veríssimo de Melo.

Na Nova Aurora, são seis barracas com inúmeros artigos de artesanato. Tem para todos os gostos e preços. Na feira, o consumidor pode encontrar desde uma toalhinha de prato até uma peça mais elaborada de mosaico, como também bijouterias, caixinhas para presente, bolsas, sandálias, toalha de banho bordada, porta-lanche e outras inúmeras variedades.

“Eventos como este dão muito estímulo para nós, além de fazer a renda crescer um pouquinho a mais no mês. Esta é a primeira vez que estou expondo e está sendo maravilhoso, pois já aprendi muito aqui”, disse o portador de deficiência, atleta e artesão, João Batista, de 65 anos.

Com certificado de professora de Trabalhos Manuais, Regina de Souza, 66 anos, é uma das expositoras da feira. Muito entusiasmada, ela conta que nunca trabalhou como professora, mas que sempre gostou muito de bordar. “Estou participando com meus bordados que já estão fazendo parte também da loja Macabaíba. Gostaria que houvesse mais feiras para podermos mostrar os nossos trabalhos. Estou adorando ter este intercâmbio com os outros artesãos”, comentou.

Beth Costa, 52 anos, participa da Associarte Macabaíba há dois anos e mais uma vez está expondo seus produtos. “Eu faço almofada, botton de cetim e bolsa, e estou muito feliz em estar sendo prestigiada pela comunidade e também pela iniciativa que estão nos dando”, conclui ela.

Aposentada e artesã assumida, Nadja Menezes de 61 anos começou o artesanato como uma terapia e hoje ela assume que além de continuar ser uma terapia e também uma fonte de renda. “Esta iniciativa é muito importante, pois tira o artesão do anonimato.”
Para se tornar um artesão a única coisa que você precisa é ter vontade. Prova disso é Gabriel Emerick, bacharel em Direito, 23 anos, que se orgulha de fazer parte do grupo de artesãos macaenses.

- Em novembro do ano passado eu fiquei desempregado e sem saber o que fazer fui fazer um curso de bijouterias em pedras e comecei a fazer as peças. Sei que tenho bom gosto e minhas coisas são muito bem aceitas. Com relação à feira, está sendo uma oportunidade que raramente nós temos. Temos que agradecer a Associarte e ao subsecretário de Cultura, Ely Peron que está nos dando este espaço, ressalta ele.

Expo Mulher - E amanhã (7) acontecerá também a “Expo Mulher Mães”, a partir das 10h, na Praça Veríssimo de Mello. A exposição contará com trabalhos dos mais variados tipos, como artesanato, decupagem e bordados confeccionados por cerca de 40 artesãs da cidade.

De acordo com a subsecretária Vânia Deveza, muitas expositoras são ex-alunas do curso Renda Mulher, oferecido pela prefeitura.

- Durante todo ano oferecemos diversos cursos como pedrarias, bordado, crochê, visando a geração de renda e valorização da mulher – ressalta Vânia Deveza, acrescentando que a expectativa das artesãs é de boas vendas, pois o Dia das Mães, considerado pelo comércio como a segunda melhor data para vendas, perdendo apenas para o Natal.

* Com Francisco Barbosa - estagiário