Feira de Responsabilidade Social vai até quinta-feira no Macaé Centro

19/05/2009 18:54:35 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Robson Maia

Feira está sendo realizada no Macaé Centro

Representando o prefeito Riverton Mussi, a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, participou da solenidade de abertura da II Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, nesta terça-feira (20) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Após a cerimônia, a secretária compôs a mesa redonda “Crise x Desenvolvimento Regional Sustentável: O Desafio Continua” e visitou o stand da prefeitura de Macaé. Alunos das Escolas Municipais Maria Letícia e Maria Isabel participaram do primeiro dia da Feira.

Para Marilena, a Feira proporciona o rompimento de conceitos e a construção de paradigmas visando uma melhoria na vida de todos enquanto seres humanos.

- A população conquistou o direto aos royalties do petróleo na década de 80 com a campanha nas ruas. No entanto os municípios enriqueceram sem respostas para os impactos. Temos que repensar nas políticas públicas eficientes e sustentáveis, já que a riqueza não proporcionou melhoria na qualidade de vida da região, destacou, parabenizando Martinho Santafé e Bernadete pela realização do evento.

No estande da prefeitura estão sendo apresentados os projetos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, com uma Lan House Pública funcionando no local, e os projetos da Secretaria de Educação, como o Minha Escola Querida e o Sistema de Captação de Água de Chuva nas escolas, que já foi implantado no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão. O sistema permite o reaproveitamento da água que não seria utilizada. A água da chuva cai no telhado do colégio e é recolhida pelas calhas.

Após passar pelo filtro que retém a sujeira a água vai para a cisterna e depois para uma caixa de água elevada onde é distribuída. Esta água é usada para limpeza em geral. Outra idéia proposta foi a criação de um sistema de serpentina capaz de tornar a água encanada própria para consumo dos alunos. A iniciativa representa uma economia enorme para o colégio, que antes usava 25 garrafões de água por dia.

Para o aluno Gustavo Silveira esta foi uma oportunidade de se aprender um pouco sobre o meio ambiente. “Foi uma aula diferente a que tive hoje na Feira. Visitamos os stands e a professora vai dar trabalhos sobre os projetos que vimos”. A professora Marília Campos elogiou o evento. “É sempre bom contar com ferramentas para aplicar o conteúdo pedagógico”. Outras escolas estarão visitando a Feira hoje e amanhã.

Com o tema “Construindo Cidades Sustentáveis”, a II Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, prossegue nesta terça e quarta-feira, das 13h às 21h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). O evento conta com a Feira, o Fórum, as Oficinas do Conhecimento, palestras e debates sobre temas nas áreas de RSE e Sustentabilidade, coordenados por professores das universidades e profissionais envolvidos nessas atividades. A deira é uma realização da revista Visão Social, e conta com o apoio da prefeitura.

Audio

Entrevistado: Vice-Prefeita e Secretária de Educação Marilena Garcia
Reporter: Eraldo Manhães