Feira Macaense de Artesanato começa nesta terça

17/10/2011 10:28:09 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Ana Chaffin

O evento é voltado para os artesãos e profissionais dos setores comerciais; sociais e comunidade

Começa nesta terça-feira (18) e segue até quinta (20), a Feira Macaense de Artesanato (Femarte). O evento acontece na Praça Veríssimo de Mello, a partir das 13h, com término às 21h. Serão realizadas palestras, oficinas, atividades culturais e artísticas. A Femarte tem como objetivos a troca de experiências entre os profissionais da área, estimular o crescimento dos núcleos de artesanato e promover o associativismo. A feira é uma realização da Prefeitura de Macaé, por meio do Gabinete da vice-prefeita Marilena Garcia e Secretaria de Educação, com o apoio de diversas secretarias do município.

O evento é voltado para os artesãos e profissionais dos setores comerciais; sociais e comunidade. Segundo o secretário de Educação e presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Guto Garcia, a Femarte é uma oportunidade de destacar a importância do artesanato como fator de desenvolvimento local e regional através do estímulo ao empreendedorismo, comercialização e qualificação profissional. “Neste encontro informaremos a comunidade das iniciativas e projetos de artesanatos existentes na região, fazendo com que os participantes tenham acesso a novas metodologias e processos de aprendizagem bem sucedidos local e nacionalmente”, ressalta.

Durante os três dias de funcionamento serão oferecidas, gratuitamente, oficinas de qualificação profissional aos artesões interessados em artesanato contemporâneo, estilos e design dos materiais. Com horários variados, as inscrições serão feitas horas antes e com vagas limitadas. Os interessados deverão comparecer no stand de informações do evento, no local. Elas terão como foco a valorização do produto a ser elaborado pelos artesãos, começando pelo design da peça ou produto, design e seu processo criativo.

O empreendedorismo do setor artesanal em Macaé será um dos focos da 1ª edição da Feira Macaense de Artesanato. Empresas, setores de serviços e produtos, além de setores ligados ao comércio e indústria estão apoiando a realização do evento, oferecendo ainda orientação e suporte ao pequeno e médio artesão.

Para participar da Femarte foram convidados profissionais daa áreas de educação, economia, responsabilidade social e empresarial, além de consultores, profissionais das áreas comercial e artística. Entre os nomes estão Márcia de Carvalho, estilista, consultora junto a Prefeitura de Paris do Projeto Artesanato Social; Gilberto Soares, gerente regional do Sebrae Norte Fluminense; Cocco Barçante, artista plástico, consultor do Sebrae, professor de estilismo da Faculdade Candido Mendes; Elias Zeglin, gerente regional do Banco do Brasil; Rita Hipólito psicopedagoga, consultora da OIT, Unesco e Ely Peron Frongilo, coordenador extraordinário do Macaé 200 anos.