FeMass abre inscrições para vestibular

04/01/2008 16:58:00 - Jornalista: Simone Noronha

Estão abertas até o próximo dia 16 as inscrições para o vestibular da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), mantida pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da prefeitura. Ao todo, estão sendo oferecidas 150 vagas para os cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistema de Informação, que já funcionam na Cidade Universitária.

As inscrições para podem ser feitas das 9h às 20h na secretaria da FeMASS, que fica na Cidade Universitária (Rua Aluísio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros). Para a inscrição, o candidato deverá original e cópia da carteira de identidade ou de habilitação, duas fotos3x4, recentes e iguais e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30, que deve ser pago mediante boleto bancário a ser retirado na FeMass.



A prova será realizada no próximo dia 19. São 50 vagas para cada curso, e 20% das vagas estão reservadas aos candidatos aprovados no ENEM dos últimos três anos. Os cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistema de Informação fazem parte de um projeto integrado de graduação. “Os cursos foram pensados em conjunto com interfaces claras, entre eles, a partir de sua natureza, enfatizando em comum a gestão de projetos”, explica o diretor da FeMass, Francisco Carlos Gomes.



FeMass



A metodologia da FeMASS utiliza o diferencial baseado no desenvolvimento de projetos. Através disso, o aluno desde o primeiro período já inicia o desenvolvimento de trabalhos semestrais, que podem culminar no projeto final do curso.



– Dessa maneira, há direcionamento para se aprofundar gradativamente o conhecimento, possibilitando estudo e desenvolvimento de diversas etapas de um projeto. O aluno pode navegar por áreas de conhecimento muitas vezes além das disciplinas curriculares, o que possibilita também uma ampliação significativa de seu horizonte de aprendizado e absorção na área de seu interesse, havendo maior proveito do curso – completa o diretor.



Administração – O profissional de administração atua com abrangência nos quadros executivos das organizações nas mais diversas áreas de competência. Planejamento, administração da informação e da tecnologia, finanças, marketing, comércio exterior e gestão internacional, produção e gestão de produção são alguns desses setores.



Também fazem parte do dia-a-dia do administrador: operações e logística, recursos humanos e gestão de pessoas e relações de trabalho, gestão pública e governança, organização, sistemas e métodos, comportamento organizacional e organizações, gestão social e ambiental.



O curso de administração destina-se à formação de profissionais aptos ao desempenho das atividades gerais relacionadas, tanto no setor público, quanto em empresas e organizações de domínio privado.



Engenharia de Produção – O engenheiro de produção tem como área específica de conhecimento os métodos gerenciais, a implantação de sistemas informatizados para a gerência de empresas, o uso de métodos para melhoria da eficiência das empresas e a utilização de sistemas de controle dos processos da empresa.



Tudo o que se refere às atividades básicas de uma empresa tais como planejar as compras, planejar e programar a produção e a distribuição dos produtos faz parte das atribuições típicas do profissional de engenharia de produção.



O engenheiro de produção pode trabalhar em qualquer tipo de indústria, especialmente nas de aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos, propiciando o desenvolvimento na região onde atua.



Sistemas de Informação – O profissional de sistemas de informação está apto para acompanhar a evolução da computação e de suas tecnologias, destacando o conhecimento, interação, caráter multidisciplinar, adaptabilidade e ética para atuar em gerência de informação.



Além disso, ele elabora projetos computacionais, opera em sistemas complexos e desenvolve redes de computadores, aplicando o sistema de informação como ferramenta dentro das empresas, organizações e na sociedade em geral.



Esse profissional pode atuar na análise, sistematização e execução de ações, utilizando o gerenciamento organizacional, tendo em vista a criatividade, reflexão crítica, compreensão, avaliação e realização, além de distinção entre sujeito e objeto de conhecimento em hardware e software, de modo inovador e organizado.