FeMASS abre Semana de Projetos com palestra

17/06/2008 14:12:00 - Jornalista: Grazielle de Marco

“Gerenciamento de Projetos e o PMI”. Este foi o tema da palestra de abertura da 12ª edição da Semana de Projetos da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), realizada na noite desta segunda-feira (16), no auditório da Cidade Universitária.

A Semana de Projetos é realizada todos os anos pela instituição. Durante o evento, os alunos dos cursos de graduação da FeMASS - Sistema de Informação, Administração e Engenharia de Produção - apresentam seus trabalhos de pesquisas. De acordo com Leonard Barreto, o objetivo é fomentar a pesquisa. “Todos os trabalhos fazem parte da nossa metodologia de avaliação e são desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas pelos próprios alunos”, explicou.



Nesta edição da semana, serão apresentados 107 trabalhos de grupos de alunos do primeiro ao sexto período de Sistema de Informação e do primeiro ao oitavo período de Engenharia de Produção e Administração. Entre os temas estão Inteligência Artificial, Reutilização de Materiais para Preservação Ecológica, Segurança da Informação, Gerência de Riscos, entre outros. Mais informações sobre a semana podem ser obtidas na secretaria da FeMASS ou pelo telefone (22)3311-1066.



Palestra



Proferida pelo engenheiro, analista de sistemas e administrador de empresas com certificação internacional PMP Project Management Professional, pelo PMI–USA, Lélio Varella, a palestra contou com a participação de estudantes e convidados.



O evento foi aberto pelo presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), gestora da FeMASS, Joelson Tavares, e funcionários da faculdade, entre eles o diretor, Francisco Gomes, a vice-diretora, Nilza Almeida, o coordenador geral, Sergio Corrêa Netto e o coordenador de projetos, Leonard Barreto.



De acordo com Joelson, esta semana é de extrema importância para a formação acadêmica do estudante. “Ela possibilita que desde os primeiros períodos os alunos possam estruturar seu pensamento. Diversas vezes nos deparamos com pessoas que com estágio avançado de estudo tem dificuldade de expor o pensamento em seus trabalhos acadêmicos, principalmente no mestrado. Aqui nossos alunos aprendem a lidar com isso desde os primeiros anos da faculdade”, afirmou.



Já Francisco Gomes, lembrou a importância do comprometimento de todos os funcionários da FeMASS nos projetos. “Para uma idéia ter relevância é preciso que as pessoas acreditem nela, e agradeço a todos os professores e orientadores por terem comprado essa com a gente”, completou.



Durante a palestra, Lélio Varella falou sobre a consolidação de uma profissão globalizada, o PMI-RIO e o desenvolvimento do GP no Rio de Janeiro e o cenário de oportunidades profissionais em GP, num mundo de negócios altamente competitivo e globalizado.