FeMASS inicia aulas presenciais

11/02/2022 11:32:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

A faculdade municipal existe há 21 anos e é gratuita

A aula inaugural do 1º semestre de 2022 da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, foi realizada na noite desta quinta-feira (10), no auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária. A diretora da instituição municipal, Gisele Muniz, destacou a importância do cuidado e o necessário espírito de coletividade neste momento de retomada das aulas presenciais.

“A FeMASS completou, em 2021, os seus 21 anos, alcançando maturidade para enfrentar desafios como o que se apresenta diante da pandemia do Covid-19. Por isso, é com muito zelo e satisfação que iniciamos presencialmente as aulas deste primeiro semestre. Esperamos que vocês cheguem, implementem e saiam um pouco mais transformados, contribuindo para este mundo tão complexo”, disse.

A diretora também mencionou o diálogo interinstitucional e a proximidade com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), também presentes na Cidade Universitária, que fortalecem a FeMASS. Ela apresentou algumas ações da gestão, entre elas a Revista FeMASS, uma publicação científica. “As ciências fazem prosperar uma sociedade e os pesquisadores precisam democratizar os seus estudos”, frisou.

Os calouros assistiram apresentações sobre a história da faculdade e também acadêmicas, ministradas pelos coordenadores dos cursos. São oferecidas, gratuitamente, graduações em Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática, no turno da noite. O ingresso na faculdade acontece por meio de vestibular, sendo 30% das vagas destinadas a pessoas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em instituições públicas. E também através do Enem, com reserva de 40% das vagas.

Um total de 55 professores atua na faculdade, que possui 1.258 alunos matriculados. A FeMASS é avaliada com nota 4 (numa escala até 5), pelo Ministério da Educação, por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), um diagnóstico dos concluintes dos cursos de graduação.

Ingressando no curso de Administração de Empresas, Nicole Martins, moradora de Macaé, trabalha durante o dia. “Estou empolgada, porque sempre quis estar aqui. Gostei muito do local e vejo isso como uma oportunidade de crescimento de maneira geral e profissional. Quem pretende ingressar no ensino superior deve tentar fazer a prova. É preciso acreditar”, disse.

Foi através do Enem que Jade Frangoso ingressou no curso Licenciatura em Matemática da FeMASS. Ela também é de Macaé e disse que a boa avaliação da instituição pelo Enade influenciou em sua escolha. “Tive uma primeira boa impressão da estrutura e penso que a FeMASS deve ser considerada como opção para quem fez o Enem", frisou.


Fotos Relacionadas