FeMass: prefeitura estuda implantação da mensalidade gratuita

23/01/2008 14:17:00 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) estão em fase final de estudos para que a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass) passe a ser uma faculdade pública, com mensalidades gratuitas. De acordo com o presidente da Funemac, Joelson Tavares, a medida atende a uma solicitação do prefeito Riverton Mussi e tem o principal objetivo de oferecer mais uma oportunidade de acesso da comunidade macaense ao ensino superior. Os estudos devem ser concluídos até o final de fevereiro. A FeMass é mantida pela Funemac.

A medida vai beneficiar diretamente os 450 alunos da FeMass, que hoje pagam de R$ 384 de mensalidade. A faculdade já oferecia sistema de bolsas de estudos de até 80% para alunos de baixa renda familiar, além de fazer parte do programa Bolsa Universitária, no qual a prefeitura dá ajuda de custo de R$ 350 para o pagamento das mensalidades. A FeMass, que tinha apenas o curso de Sistemas de Informação, está oferecendo desde julho do ano passado também os cursos de Engenharia de Produção e Administração.



De acordo com Joelson Tavares, com os cursos gratuitos da FeMass, Macaé começa a se transformar em um pólo regional do ensino superior. Hoje, o município já conta com os cursos de Biologia, Farmácia e Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense.



A FeMass e os campi avançados da UFRJ e da UFF funcionam na Cidade Universitária, cuja primeira fase foi entregue em julho do ano passado pela prefeitura. O prefeito Riverton Mussi vem se reunindo com representantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para disponibilizar a estrutura física da Cidade Universitária para cursos. A segunda fase de obras da Cidade Universitária está prevista para este ano.