FeMass realizará Fórum de Desenvolvimento em outubro

20/09/2013 11:16:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

FeMass contribui para o desenvolvimento social do município, que cresce acima da média nacional

A Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, da prefeitura, prepara o primeiro Fórum de Desenvolvimento, que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, na Cidade Universitária. A FeMass é vinculada à Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e funciona na Cidade Universitária.

O evento tem como objetivo fazer um estudo das possibilidades de desenvolvimento da FeMass e apresentar ao poder público municipal e seus tomadores de decisão quais as oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos, em um processo de desenvolvimento da faculdade municipal.

- O Fórum fará um estudo com a participação da comunidade acadêmica, do governo e da sociedade civil organizada, analisando o cenário local e regional, apresentando as melhores perspectivas para o desenvolvimento institucional, tendo a FeMass como importante ferramenta para o processo de desenvolvimento do município, explicou o superintendente acadêmico da Funemac, Sérgio Eduardo Netto.

Segundo ele, o evento contará com palestras, seguidas de discussões por meio da análise de Swot, que é uma ferramenta de gestão para o estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma instituição.

Cada área será analisada por todos os grupos, culminando com uma plenária onde serão compilados os estudos preliminares, em um relatório não conclusivo, porém orientador, no processo de tomada de decisão. Nos estudos iniciais, foram elencados quatro eixos a serem considerados no Fórum:

Tecnologia – Tendo em vista que a FeMass já possui cursos de graduação nesta área, associado ao fato de Macaé, hoje, estar em pleno processo de desenvolvimento de um Polo Tecnológico;

Educação – Esse eixo ganha força devido à necessidade da constante formação e inclusão de novos professores nos sistemas municipais de ensino da região, tendo em vista a demanda regional, provocada pelo fluxo de novos moradores e ainda pela qualificação do Colégio de Aplicação (CAp), também da prefeitura;

Mercado de Trabalho – Esta abordagem permitirá aos participantes fazerem uma reflexão mais abrangente do cenário local;

Escola de Governo – Este eixo tem sido trabalhado de forma a atender às demandas municipal e regional na formação de servidores habilitados plenamente à gestão pública. Desta forma, a Escola de Governo se configura também como uma área de grande interesse, uma vez que a Funemac, através do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP), já vem fazendo a capacitação do servidor a nível de pós-graduação e extensão.

Conheça a FeMass

A Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass) é uma Instituição de Ensino Superior (IES), criada em 2001, como a primeira iniciativa própria de fomento da prefeitura no ensino superior, por meio da Funemac. A meta agora é buscar os caminhos que serão trilhados como poderosa ferramenta de apoio ao poder público no processo de crescimento local e regional.

O compromisso principal da FeMass é com o desenvolvimento da pesquisa como método de ensino, envolvendo os educadores na geração e na aplicação de novos conhecimentos. São objetivos permanentes da faculdade municipal: educar os cidadãos para conviver em um mundo em constante mudança, preparando-os para acompanhar as inovações tecnológicas em todos os aspectos das atividades humanas; incorporar na sociedade o progresso científico-tecnológico vivenciado ou desenvolvido em seus bancos escolares; formar profissionais para atender as demandas do mercado de trabalho; e desenvolver um conjunto de valores éticos e o espírito empreendedor nos novos profissionais.

Em 2007, a FeMass implementou os cursos de Engenharia de Produção e Administração. Neste projeto, vem trabalhando nas demandas da região para que tanto o mercado de trabalho quanto a pesquisa tecnológica sejam aprimorados e devidamente absorvidos. A integração destes dois novos cursos com o de Sistemas de Informação ocorre em um núcleo comum e principalmente na ênfase que agrega as três áreas do conhecimento em questão.

Outro diferencial da proposta da FeMass encontra-se no núcleo comum estruturante dos três cursos. Ao longo de toda a graduação, os alunos cursam disciplinas comuns, o que incentiva uma grande integração. Dessa forma, os egressos entram no mercado de trabalho com uma formação mais holística, possibilitando uma visão abrangente, não apenas de sua área de atuação, mas também de outros nichos mercadológicos.

A FeMass oferece cursos de pós-graduação, principalmente com o intuito de atender às demandas locais, oportunizando aos macaenses formação aprofundada em suas áreas de atuação. A faculdade municipal conta com turmas formadas nos três cursos de graduação. O curso de Sistemas de Informação obteve grau 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cuja pontuação máxima é 5.

Assim a FeMass contribui para o desenvolvimento local e regional de forma consciente e crítica, auxiliando na melhoria da qualidade da mão de obra local e, por consequência, no desenvolvimento social da população, cumprindo assim sua missão educacional, científica e social.