Ferreira Gullar nesta terça no teatro

10/08/2009 23:29:39 - Jornalista: Assessoria

Foto: Divulgação

O fazer poético de Gullar será desvendado nesta terça, em Macaé

O Teatro Municipal de Macaé recebe nesta terça-feira (11) o escritor Ferreira Gullar para o Encontro de Literatura, com palestra e noite de autógrafos.

Ferreira Gullar falará sobre seu “fazer poético” numa conversa intimista a respeito de suas experiências pessoais, fazendo referência, também, aos importantes acontecimentos políticos do país, os quais vivenciou e que marcaram sua trajetória artística, tanto no campo das artes plásticas, quanto do jornalismo e da literatura.

Jovens músicos da Sociedade Lyra dos Conspiradores vão se apresentar. Também haverá sorteio de livros do poeta. A prefeitura de Macaé apóia o evento.

Quem é Ferreira Gullar
Ferreira Gullar nasceu em São Luís, Maranhão, em 1930. Em 1950 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em jornais e revistas. Em 1954, publicou um dos livros mais discutidos de sua geração, “A luta corporal”. No início dos anos 1960, passou a escrever poesia de participação social.

Por motivos políticos, morou fora do país de 1971 a 1977. Vários de seus livros já receberam os mais importantes prêmios de literatura, inclusive seus poemas para crianças. Poema sujo (1976) é considerado um marco na literatura brasileira e foi traduzido para diversas línguas. Destacou-se também como crítico de arte e roteirista de televisão. Sua poesia é lírica, participativa, de profunda preocupação com o ser humano.

Em sua trajetória, Ferreira Gullar já experimentou de tudo: da poesia concreta ao cordel, tornando-se indiscutivelmente uma das vozes mais marcantes da poesia em língua portuguesa. Também é autor de prosa, ensaio, crítica, teatro, além de ter traduzido vários livros.
Se os versos de Gullar foram e são sensíveis a toda a problemática social, a sua crônica segue a mesma linha: algumas engraçadas, outras poéticas, mas sempre atentas às transformações do homem.

SERVIÇO:

Ferreira Gullar – Palestra e noite de autógrafos
Teatro Municipal de Macaé
Dia 11 de agosto às 19h30
Ingressos: R$ 20 – R$ 10 (meia entrada)
Tel. Bilheteria: (22) 2772-4831