Ferroviários ganham espaço para acervo de memórias

23/11/2011 15:26:51 - Jornalista: Emmanuel Rosestolato e Juliana Carvalho

Foto: Ana Chaffin

O local, na antiga estação ferroviária, vai abrigar peças e documentos históricos que serão catalogados

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana realizou nesta terça-feira (22), a entrega do espaço provisório à Associação de Aposentados, Pensionistas e Ex-ferroviários de Macaé. O local, que é atualmente no espaço do projeto Metrô Macaé, na antiga estação ferroviária, vai abrigar peças e documentos históricos que serão catalogados. Todo o material estará disponível para visitação pública no futuro Centro de Memória Ferroviária, que será construído pelo município dentro do Projeto Metrô Macaé.

Na entrega do espaço, estiveram presentes membros da associação e o Secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, que ressaltou que ao longo desses mais de dois anos e meio de trabalho na implantação os ferroviários têm sido uma grande parceira do governo, sempre estando envolvidos e participando ativamente das ações.

- Este espaço, que ainda é provisório, abrigará parte da história macaense. Ficamos muito orgulhosos em poder participar deste momento e saber que o Metrô Macaé, mais do que transporte, proporcionará também revitalização da cultura ferroviária da cidade, afirmou.

O projeto Metrô Macaé busca ampliar a oferta de transporte público na cidade pela utilização do transporte ferroviário de passageiros por sistema de VLT (Veículo leve sobre Trilho), cuja previsão de entrega da primeira composição é para março de 2012, quando devem acontecer os testes operacionais. As composições já estão sendo fabricadas no Ceará.

Os trabalhos para implantação do projeto Metrô Macaé seguem em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Secretaria de Estado de Transporte e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).



Fotos Relacionadas