Festa do Sana reúne milhares de pessoas

14/07/2008 11:20:00 - Jornalista: Catarina Brust

O sexto distrito serrano de Macaé ficou lotado este fim de semana (de 11 a 13). A tradicional festa do Sana reuniu milhares de pessoas, que lotaram as pousadas e campings. Na noite de sábado (12), o movimento de carros que chegavam ao distrito fez com que a Macaé Trânsito e Transporte - Mactran desviasse o trânsito de veículos antes da chegada ao centro do Arraial. Os shows dos grupos Raiz do Sana, Natiruts e Dom Luiz Rasta foram as principais atrações.

A festa do Sana tem apoio da prefeitura de Macaé e da Acaets (Associação Comercial do Sana). A secretaria de Saúde montou um esquema especial para dar suporte à festa, disponiblizando uma ambulância, uma UTI e 15 profissionais da área médica, além dos funcionários que já trabalham em regime de plantão nos finais de semana.

A festa começou na sexta-feira com shows dos grupos locais Na Pisada e Cabeça D’Água, às 22h. O movimento de público aumentou no sábado durante todo o dia e à noite por volta das 20h30, seguindo intenso por toda a madrugada. O grupo de forró Raiz do Sana foi o primeiro a se apresentar. Sucessos como “Pedro Mila”, “Catarina” e “Ave de Sol” foram algumas das composições que o grupo apresentou. O público acompanhou cantando e dançando.

A banda Raiz do Sana comemorou dez anos de carreira nesta festa do Sana. O primeiro show do grupo foi na festa do distrito em junho de 98. No dia 5 desse mês, o Raiz do Sana gravou seu CD durante o show na Fundição Progresso, na Lapa, no Rio, com participação da cantora Elba Ramalho.

Apesar de fria, a noite esquentou com o agito do show da banda de reggae Natiruts, composta por Alexandre Carlo (voz e guitarra), Juninho (bateria) e Luis Mauricio (baixo e vocal). Na madrugada de domingo, foi a vez de Dom Luiz e banda, subir ao palco e encerrar com sucesso a programação do sábado.

No domingo, a festa do Sana começou com muita MPB ao som da voz e violão do cantor local Rômulo, seguido pelo grupo Nova Semente.