Festa junina na Guarda neste sábado

18/06/2010 16:05:04 - Jornalista: Claudia Massad

Sábado (19) promete muitas alegrias e descontração no arraiá da Guarda Sênior, programa social da Guarda Municipal de Macaé. A festa será no Quartel da Guarda, a partir das 15 horas. A entrada é aberta a toda população.

Os visitantes podem trazer doações em alimentos não perecíveis, que serão distribuídos a famílias atendidas pelos programas sociais apoiados pela Prefeitura de Macaé.

A partir das 18 horas, devidamente trajados, os agentes seniores, familiares e agentes da Guarda de Macaé vão apresentar diversas danças típicas. A festa que acontece pelo quinto ano consecutivo e é realizada por iniciativa da coordenação do programa e dos próprios seniores, que auxiliam na decoração e confecção dos pratos típicos desta época do ano.

No cardápio tem pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, batata doce, churrasco, cachorro quente, algodão doce, caldo e refrigerante. Além da saborosa comida, atividades como pescarias, farão a alegria dos visitantes.


O secretário municipal de Ordem Pública de Macaé, Antônio Franco, falou da festa.

- Todas as barracas são enfeitadas pelos seniores. As comidas típicas servidas durante a festa também são todas preparadas pelos integrantes do programa. Cada um ajudou como pode, mas todos ajudaram. O entusiasmo não é somente pela festa, mas principalmente porque eles se sentem úteis em saber que vão contribuir com os programas sociais da prefeitura de Macaé que apoiam os idosos. O entusiasmo dos seniores faz com que se sintam vivos, contribuindo para uma sociedade melhor. É muito importante a presença de todos para que os seniores sintam-se prestigiados, observou Antônio Franco.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança, observou a alegria dos seniores.

- A alegria dos seniores é contagiante, eles se sentem importantes, valorizados e isso aumenta a autoestima de cada um. Os seniores escolheram as comidas que vão fazer e vender nas barraquinhas, que irá reverter em benefícios para diversas entidades que ajudam idosos em Macaé. Este ano estamos trazendo muitas surpresas boas, o que vai abrilhantar mais a festa que já é tradição em Macaé, frisou Elaine.