Festa para músicos: Amubae tem sede reformada

23/09/2008 16:59:42 - Jornalista: Andréa Lisbôa

A Associação de Músicos, Bandas e Agentes de Entretenimento de Macaé (Amubae) entregou neste domingo (21) sua sede na rua Coronel José de Lima, 87, no Visconde de Araújo reformada, com uma festa para músicos e artistas.

A Amubae, entidade de utilidade pública fundada em 2006, auxilia na padronização dos materiais de divulgação dos grupos locais, promove rodízio entre eles nos eventos do município, oferece espaço para ensaios e estúdio, presta consultoria aos projetos dos artistas, desenvolve projetos culturais próprios e produz eventos. Além disso, a associação é o órgão fiscalizador da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) no município, atualmente exercendo a função de informar aos artistas e contratantes sobre a importância da profissionalização da classe.

Este ano, a Amubae firmou convênio com a Fundação Macaé de Cultura (FMC) para produção de eventos como o Roda Viva da Cultura, que acontece toda terça-feira no Terminal Central de Macaé e quinzenalmente na praça principal do Parque Aeroporto, apresentando artistas da cidade e da região serrana.

Além da parceria com a FMC, este ano foi marcado pela concretização de uma reivindicação da entidade: a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9.394), em 18 de agosto. A Lei nº 11.769 dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica, o que expande o marcado de trabalho dos músicos.

A associação atualmente está focada na composição de um convênio tripartite com o Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio de Janeiro (Sindimusi), e a OMB. O presidente da Amubae, Jones Rodrigues, explicou que o objetivo é que a sede da associação esteja disponível para representantes desses órgãos estadual e nacional, a fim de facilitar o registro dos músicos locais. A primeira reunião para articulação desse convênio aconteceu em janeiro do ano passado.

João Paulo Silva Ribeiro, do grupo “Nação do Samba”, é associado desde 2006. Ele já participou de vários eventos organizados pela Amubae em sua sede e no município. “O trabalho da Amubae é importante porque valoriza a classe. Aqui temos espaço para ensaio, estúdio com aparelhagem adequada e técnico para apoio”, elogiou o músico.

Marcelo (Téia) da banda macaense “Rei Midas” que existe há 15 anos, participou do projeto realizado pela Amubae ano passado, “Sintonia Cultural”. Marcelo considerou proveitosa a participação de sua banda nesses eventos. “A Associação é importante porque dispõe um espaço para os músicos se encontrarem e promoverem eventos”, considerou.