Filhotes de Gambá são tratados na Sema

22/10/2008 14:32:37 - Jornalista: Liliane Barbosa

Oito filhotes de gambá foram levados, nesta terça-feira (21), para a secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) por agentes da Guarda Municipal de Macaé. Eles foram encontrados, sem a mãe, por um morador da Virgem Santa. Segundo a veterinária da Sema, Ingrid Stigger, os animais têm apenas um mês de vida e medem aproximadamente 10 centímetros. Ela disse ainda que, possivelmente, a mãe dessa ninhada deve ter sido caçada, pois é costume comer carne de gambá na região.

- Apesar dos esforços de toda a equipe, nós sabemos que a sobrevivência desses filhotes é difícil, pois eles são muito jovens e acabam ficando suscetíveis à doenças e infecções. Mas eles já estão recebendo tratamento e uma dieta adequada, ressaltou Ingrid.

A veterinária também explicou que essa espécie de gambá, Didelphis marsupialis, é endêmica da região e já se acostumou a viver próxima aos humanos, sendo bastante comum o aparecimento de ninhos em sótãos e porões de casas. Eles ainda têm um papel importante na fauna porque são responsáveis pelo controle populacional de algumas aves.

- Eles convivem amistosamente com os humanos, apesar de sua fama de comer galinhas, brincou a veterinária.

Quem encontrar algum gambá em sua residência poderá levá-lo à secretaria de Meio Ambiente, que fica localizada à Rua da Igualdade, 537, Imbetiba. Ou pedir que algum técnico da Sema vá buscá-lo. O telefone para contato é o 2762-4802.