Filosofia e Cinema na Cidade Universitária nesta quinta

09/09/2009 11:32:46 - Jornalista: Waleska Freire e Pedro Morais

A Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Estudos Cláudio Ulpiano (CCLULP) apresentam, nesta quinta-feira (10), às 18h, no auditório da Cidade Universitária, o 3º filme do Ciclo de palestras "Filosofia e Cinema" com entrada franca: Valsa com Bashir é um filme de animação israelense recentemente exibido nas telas dos principais cinemas do país com salas inteiramente lotadas. A palestrante da noite será a escritora Marici Passini, doutora em literatura pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e autora de Hamlet, uma reescritura e de Leblon Blues, ainda no prelo.

A Cidade Universitária, fica na Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros. No filme Valsa com Bashir, um homem tenta recuperar um período do seu passado que se apagou totalmente da sua mente. Este homem é o próprio diretor do filme, o israelense Ari Folman. Em busca de suas memórias desaparecidas ele procura os jovens soldados, hoje homens feitos, que serviram na mesma companhia que ele na guerra do Líbano, pois foram justamente as lembranças dos dias em que foi soldado em Beirute, aos 19 anos, que se evaporaram no ar.

A presidente do CCLULP, Silvia Ulpiano, informou que a história é contada como um documentário, mas um documentário muito peculiar, pois Valsa com Bashir é um filme de animação quase pop. No seu desenrolar, as imagens dos fatos se misturam às imagens das fantasias e sensações dos protagonistas. A guerra, a morte, a trip e os ícones da juventude têm o mesmo estatuto visual, e este artifício acaba resultando num filme lírico e terrível ao mesmo tempo.

A palestrante Marici Passini explica que nossa memória é uma foto em polaróide tirada por um desconhecido que não é ninguém mais do que nós mesmos. `Essa é a maçã envenenada que, simbolicamente, continua brilhando neste desenho animado pós-moderno, cosmopolita, universal e íntimo; íntimo, na verdade, a cada um de nós, pois tudo nele nos concerne`, completou Marici.

Para a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, nesse ano da França no Brasil, Macaé se orgulha de estar na linha de ponta do pensamento contemporâneo, trazendo, através do Centro de Estudos Claudio Ulpiano (CCLULP), a segunda edição do Ciclo de Palestras intitulado Filosofia e Cinema, que tem por base o acervo de aulas deixado pelo pensador macaense Cláudio Ulpiano, responsável pela introdução do estudo da obra do grande filósofo francês Gilles Deleuze em nosso país e seu principal divulgador.

No ano passado, o CCLULP promoveu o Ciclo de Palestras Filosofia e Cinema, em parceria com a Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), no Solar dos Mellos, onde uma vez por mês, com entrada gratuita, foi apresentado um conjunto de filmes e palestras ministradas por antigos alunos do filósofo macaense Cláudio Ulpiano. A sede do CCLULP, em Macaé, foi inaugurada no dia 19 de junho, na Rua Marechal Deodoro, 306, sala 101 do Edifício Aimée Borges Chaloub, no Centro. Os interessados em Filosofia e Arte podem fazer pesquisas, através do site www.claudioulpiano.org.br.