Fitorremediação na Lagoa de Imboassica é alternativa para melhorar a qualidade da água

04/10/2011 16:27:23 - Jornalista: Tathiana Zampolina

A prefeitura de Macaé, por intermédio da Secretaria de Ambiente, começou na manhã desta segunda-feira (03), o projeto de fitorremediação na Lagoa de Imboassica, com o objetivo de utilizar a gigoga para filtrar o esgoto lançado na água. A expectativa é a melhoria da qualidade da água, enquanto o tratamento de esgoto não é concluído na região.

Para implantar o projeto, a Secretaria de Ambiente contou com a participação de seis pescadores, que levaram a gigoga (Eichornia crassipes) em suas canoas até o local, que foi cercado por uma corda flutuante para garantir a permanência das plantas no local de entrada de esgoto que vem do bairro Novo Cavaleiros.

- A gigoga é uma planta que tem como característica absorver e acumular poluentes, filtrando a água. Com este projeto piloto, nós colocaremos as gigogas no local de entrada de esgoto na lagoa, a fim de melhorar a qualidade da água nesse ponto, e consequentemente melhorar a água de todo o corpo hídrico, inclusive na barra, onde atualmente está imprópria para o banho. Nós queremos que a Lagoa de Imboassica volte a ser balneável”, explicou o secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz.

Maxwell ressaltou que a Coordenadoria de Resíduos da secretaria continuará monitorando a qualidade da água da Lagoa, principalmente nos locais da fitorremediação. “Para saber se o projeto está dando certo, é preciso acompanhar a qualidade da água principalmente nos pontos que estão recebendo a gigoga, e isso será feito com um equipamento que a secretaria tem e que é utilizado semanalmente no controle ambiental da mesma. A expectativa é muito boa”, disse.

O pescador Evandro Pinheiro aprovou a iniciativa. “É importante esta preocupação com a despoluição da lagoa, pois ela está cheia de peixes”, observou.