FMC passa a gerir oficialmente as bibliotecas públicas

11/12/2007 14:45:47 - Jornalista: Andréa Lisbôa

Desde sexta-feira (7), a Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, criada em 1941, passou a ser vinculada à Fundação Macaé de Cultura (FMC). Além disso, foram oficialmente criadas a Biblioteca Pública Municipal Professora Henriqueta da Costa Marotti, localizada em Glicério, e a Biblioteca Pública Municipal Osmar Sardenberg, da Casa de Cultura Emílio Gato, no Sana, também geridas pela fundação.

Segundo a diretora da Dr. Télio Barreto, funcionária há 37 anos, Judith Maria Tinoco Carneiro, as bibliotecas dos distritos continuarão sob a coordenação dessa biblioteca central, que desde 1992, quando passou a funcionar em sede própria no segundo andar do Centro Macaé de Cultura, tornou-se vinculada a Fundação Macaé de Cultura. “A nova lei formalizou essa condição”, explica Judith.

Este mês, a FMC destinou cerca de 300 livros para a Dr. Télio Barreto e 300 para a Osmar Sardenberg, arrecadados durante a Campanha Natal Sem Fome de Arte. Os livros infantis recolhidos na campanha serão distribuídos, na sexta-feira (14), às 15h, na ONG Catalunya em Missão, no Morro de Santana. A Dr. Télio Barreto recebe, além de doações da Biblioteca.Pública do Estado do Rio de Janeiro, de instituições privadas e da Petrobras, doações de particulares, desde que os livros estejam em boas condições.

De acordo com a lei 3.005/07 de 5 de dezembro de 2007, a administração pública municipal, gradativamente deverá implantar bibliotecas públicas em todos os distritos de Macaé, com dotação orçamentária própria.

B.P.M. Dr. Télio Barreto realizou mais de 16 mil atendimentos em 2007

A Dr. Télio Barreto contabilizou mais de 16 mil atendimentos este ano, entre consultas e empréstimos domiciliares. Possui em torno de 32 mil volumes e aproximadamente 26 mil títulos. A biblioteca promove atividades externas, como palestras com autores consagrados da literatura, em parceria com a empresa de telefonia Tim, por meio do Projeto Tim, e, ainda, o projeto Ter-lê-ler, de atividades culturais de incentivo à leitura em escolas e nos bairros, junto ao projeto Macaé Cidadão.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 19h, e aos sábados de 9h às 14h. Para empréstimo domiciliar de livros é preciso se cadastrar. O usuário deve apresentar a carteira de identidade ou, se for menor de 16 anos, a do responsável; comprovante de residência; uma foto 3 por 4 e pagar taxa de inscrição de R$ 2. A Dr. Télio Barreto possui um espaço reservado para literatura infantil decorado com mobiliário específico, onde as crianças podem também desenhar e brincar enquanto se familiarizam com o ambiente literário.

A Biblioteca Dr. Télio Barreto é originária da Biblioteca Popular fundada em 1872. Seu primeiro bibliotecário foi Rubens de Almeida Pereira, que este ano completaria 100 anos. Atualmente, conta com uma bibliotecária e 21 funcionários, atendendo, além da população local, a municípios circunvizinhos.