Fogo no almoxarifado da Semusa é controlado com rapidez e eficiência

10/12/2007 15:59:46 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Na manhã de domingo (9), acionado por guardas municipais que prestam plantão na sede da secretaria Especial de Saúde (Semusa), o Corpo de Bombeiros de Macaé combateu um foco de incêndio que atingiu uma sala e um mezanino do almoxarifado, situado na parte térrea da sede da secretaria. Às 13h, o incêndio estava sob controle, como informou o tenente Peleteiro, que comandou a ação dos bombeiros no combate ao fogo.

Ao tomar conhecimento do ocorrido, imediatamente, o secretário especial de Saúde, Luiz da Penha, e vários funcionários da Semusa compareceram ao local, ajudando na retirada do material das outras salas não atingidas pelo fogo. Também estiveram no local a Guarda Municipal e a Mactran.

Segundo Luiz da Penha, a rapidez e a eficiência do Corpo de Bombeiros foi importante no combate ao incêndio, impedindo maiores prejuízos e, até, problemas mais graves, como explosões que poderiam causar outros danos.

- Além de álcool, éter e outros materiais altamente inflamáveis, no almoxarifado estavam guardados seringas, fraldas descartáveis, copos plásticos, papel higiênico, entre outros. O almoxarifado estava com ocupação total, com material armazenado para distribuição nas unidades de saúde no final de ano, férias, carnaval, quando o número de atendimento é maior – disse o secretário.

Ele falou ainda que o almoxarifado é dividido em áreas discriminadas e que, felizmente, nas salas onde o fogo começou não havia material inflamável, já que esses ficam armazenados em salas separadas.

- Foram gastos cerca de 40 mil litros de água para combater o fogo. Agora, estamos separando o material aproveitável do que foi estragado. Dentro de 48 horas teremos o resultado dos prejuízos, para que a Semusa possa repor o que se perdeu no incêndio - disse o secretário, informando que as causas do incêndio serão detectadas pela perícia técnica e Defesa Civil que estiveram no local.