Formação profissional: é preciso conhecer antes de escolher

05/11/2009 10:34:12 - Jornalista: Andréa Lisboa

Cursos de graduação, tecnológicos ou técnicos, mercado de trabalho, vocação e dedicação. Esses foram alguns dos temas abordados na palestra promovida pela Secretaria de Educação para estudantes do ensino médio na Cidade Universitária. Além de representantes da Educação, estiveram presentes o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que destacaram a formação técnica como diferencial no mercado.

A palestra foi realizada para atender aos alunos que, em pesquisa realizada pela Coordenação do Ensino Médio da Secretaria, em sua maioria (60%) optou por essa ação, segundo a coordenadora Silaine Ferreira. O objetivo da Secretaria de Educação é investir no conhecimento como estratégia de desenvolvimento da região, formando profissionais preocupados com esse propósito.
Para contribuir para a melhor escolha da formação profissional dos estudantes, a Educação desenvolve ainda o projeto “Conhecendo a Cidade Universidade”, já realizado em maio e que terá nova edição na próxima quarta-feira (11). As visitas ao campus acontecerão nos turnos da manhã e da noite para que os estudantes tirem suas dúvidas relativas aos diversos cursos.

O representante do Centro de Integração Empresa Escola-CIEE, Humberto Lima Júnior, no encontro da última terça-feira (3), destacou a escassez de mão de obra especializada nas áreas técnicas e tecnológicas. O CIEE, parceiro da prefeitura, encaminha estagiários para empresas do município. O interessado deve estar matriculado e frequentando os ensinos médio ou superior. Basta preencher os campos do site www.ciee.org.br para que o sistema faça uma triagem automática. Caso o perfil do candidato se encaixe em uma vaga, ele receberá uma carta de encaminhamento à empresa que fará a avaliação final.

- É mais fácil conseguir estágio nas áreas técnicas e tecnológicas do que nas de graduação. Essa é uma necessidade iminente. Mas acho que vocês devam escolher o que amam, recomendou Humberto, que destacou os cursos técnicos em Meio Ambiente, Mecânica, Automação Industrial como uns dos mais valorizados pelo mercado da região.

O presidente do Fumdec, Francisco Navega, também ressaltou a valorização dos cursos técnicos e tecnológicos. “Os que tiverem cursos técnicos terão uma oportunidade muito maior. É a porta de entrada para o mercado de trabalho”, disse. Ele ainda incluiu os cursos de língua estrangeira como importante diferencial na formação. “O pólo de serviços de call Center vai explodir nos próximos cinco ou seis anos”, completou o gestor, destacando ainda o setor da moda.

O diretor da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos-FeMass, Francisco Carlos Gomes, salientou a necessidade dos estudantes conhecerem as diversas oportunidades de formação profissional na região. Ele convidou os presentes para assistirem aulas em suas áreas de interesse.
Para o professor, o alto índice de alunos cursando graduação que já possuem uma outra e também as desistências no primeiro ano dos cursos demonstram falta de informação sobre as possibilidades na hora da escolha. “Independente do que escolherem, sejam o melhor possível que não vão faltar oportunidades”, aconselhou.

O professor destacou as áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidades como as de grandes oportunidades num futuro próximo. Ele informou que a faculdade pública municipal tem atualmente cerca de 80 alunos comprometidos com estágios. Também participaram do debate gestores da Fundação Educacional de Macaé-Funemac.