Formandos da Emart encenam peça teatr

14/12/2009 12:52:01 - Jornalista: Eloísa Seady

O Curso Técnico de Artes Cênicas da Escola Municipal Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura, investe na formação de atores capazes de refletirem sobre sua arte e sua função social como artistas. O curso busca ainda conscientizar o aluno da necessidade de comprometimento com a investigação e o desenvolvimento de pesquisa cênica, visando a problematização da cultura local. Por meio dele, o ator adquire instrumental técnico e reflexivo para atuar em espetáculos teatrais, performances e demais intervenções cênicas. Este curso tem duração de dois anos.

Os formandos, deste ano, vão encenar a peça “De quem é a vida, afinal?”, de Brian Clark, com direção de Simone Kalil e Renato Mota como assistente de direção. O espetáculo será no Teatro Municipal, nos dias 15 e 16 de dezembro, às 20 horas.

O espetáculo conta a história de um jovem escultor que, após ficar tetraplégico, entra com ação na justiça pedindo a própria morte. A partir daí, é travado um embate entre a Medicina e o Direito, com humor sarcástico e ácido. O cenário e os figurinos são assinados por Clarice Oliveira, a produção tem como coordenador, Renato Mota e pedagógica, Cássia Gomes.

- Para a Emart é um prazer ter uma profissional praticamente macaense em seu corpo docente, e uma artista que todos os dias luta para ser respeitada como uma profissional de teatro e estender todas as suas conquistas para a classe profissional. Para o curso técnico ela é o exemplo a ser compartilhado por todos que acreditam em viver do trabalho de sua arte, declara o diretor da Emart, Bruno Py.

Elenco:
Artur Silva
Personagem: Philip Hill (Advogado)
Dr. Richard Barr (Psiquiatra)
“De uma forma ou de outra procura-se alguém ou alguma coisa em que colocar a culpa. Sempre.”
Adê Vieira
Personagens: Dra Emerson
Sra. Boyle
“É espantosa a nossa capacidade de aceitar as coisas. Você pode mudar de idéia.”
Helen de Freitas
Personagens: Irmã Anderson
Juiza MillHouse
“...viver vidas criativas e dignas.”
Lucas Lima
Personagem: Bill Harrison
“Se não posso ser um homem, eu não quero ser um feito médico.”
Mazio Qarvalho
Personagens: Jonh
Dr. Paul Travers (psiquiatra)
Dr. Kershuawl (Advogado)
“Nem toda companhia é limitada.”
Pâmola da Silva
Personagens: Enfermeira Virgínia Abril
Andrea Eden (Advogada)
“Você acha que o Sr. Harrison tomou a decisão acertada?”