Formandos do “ Escola em Ação” podem concorrer ao mercado

30/05/2011 17:50:49 - Jornalista: Joice Trindade

Cerca de 40 alunos do curso Pintura Industrial, desenvolvido pelo projeto de Qualificação Profissional do Programa Escola em Ação, já estão preparados para fazer parte do mercado de trabalho. O curso é oferecido através de uma parceria entre a Odebrecht Óleo & Gás, Instituto Crescer para Cidadania, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Secretaria de Educação, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) que realiza a certificação.

A novidade é que após o término do curso na última quinta-feira, dia 26, os formandos terão a oportunidade de participar de triagens para fazer parte do quadro de funcionários de empresas da região. A formatura aconteceu na sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima).

Para a programação de 207 horas, a iniciativa privada, em parceria com o poder público integrou moradores das áreas adjacências das unidades municipais Balneário Lagomar e Botafogo.

O encerramento do curso de Pintura Industrial foi marcado por emoção e integração dos participantes e familiares. Entusiasmado, o morador do bairro Botafogo, Luís Henrique da Silva, de 26 anos, afirmou que o curso será primordial para expandir a vida profissional. “Estou muito otimista em conquistar um emprego melhor. Já tinha curso de pintura civil, mas agora, com o que aprendi neste curso, poderei conquistar novas oportunidades”, disse.

Outro otimista era Emerson Leandro, de 27 anos, que contou que depois deste curso de Pintura Industrial sua vida não será a mesma. “Estou fazendo planos de me qualificar em outros cursos. Mas, vou tentar conseguir uma oportunidade de trabalho em Macaé e sei que com este certificado muitas portas poderão ser abertas”, falou.

Para a Coordenadora de Responsabilidade Social da Odebrecht Óleo e Gás, Emile Machado, a proposta do projeto foi alcançada. “Apesar das adversidades a parceria foi fundamental para se trabalhar em prol da redução da violência e a busca por capacitação profissional. Recebemos uma demanda de alunos considerável e sabemos que esta parceria levou avanços e transformações”, destacou.

Representando o secretário de Educação, Guto Garcia, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, afirmou que a intenção da pasta é levar mudanças e conhecimentos. “O curso vai contribuir não apenas na capacitação, mas na transformação dos que fizeram parte deste projeto. Com iniciativas como estas destacamos o anseio de querer uma Macaé muito melhor”, afirmou.

Também presentes, as diretoras das unidades municipais Botafogo e Lagomar; Laura Vicuna e Luiziana Simões frisaram que projetos como estes demonstram a força das comunidades. “Tenho orgulho de estar há 22 anos à frente do Colégio Municipal Lagomar e poder assistir a capacitação, as parcerias que fazem diferença e a luta por melhores condições de vida”, disse.

Representando o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), a diretora presidente, Waleska Freire, enfatizou a importância do curso. “Vocês souberam aproveitar a oportunidade e agora estão recebendo certificados. O município oferece cursos diversificados de qualificação profissional. As empresas exigem capacitação e através da união entre os poderes públicos e privados, estamos podendo assistir mais pessoas preparadas para serem inseridas no mercado. O Cetep está trabalhando e oferecendo cursos gratuitos para isso”, ressaltou.

Os cursos de Qualificação Profissional do Escola em Ação, surgiram por meio de demanda das próprias comunidades de Macaé. Os primeiros cursos foram nas áreas de construção civil, caldeiraria, pintura elétrica e industrial. As aulas foram realizadas entre os meses de janeiro e maio de 2011 e abrangeram os quatro módulos: Específico de Pintura Industrial, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Básico de Informática e Linguagem e Comunicação. A previsão é que outros módulos sejam implementados até o final deste ano.