Fórum pioneiro vai discutir violência, sexualidade e trabalho infantil

18/03/2009 15:40:05 - Jornalista: Lourdes Acosta

“Criança protegida hoje, sociedade segura amanhã”, é o principal tema do I Fórum Infanto-Juvenil Manifesto de Combate à Violência, que será realizado no auditório da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (Fafima), no próximo dia 28. O evento, pioneiro na região, tem como promotores a secretaria Municipal de Assistência Social, a subsecretaria da Infância e Juventude e parceiros como a secretaria de Educação, o Juizado da Infância e Adolescência e o Conselho Municipal Anti-Drogas (Comad).

A iniciativa, que traz para Macaé a secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, partiu da necessidade de buscar mais políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil de Macaé, de forma a reduzir os índices de violência, grande desafio da modernidade.

O objetivo é dar voz aos principais agentes deste processo - as crianças e adolescentes. E, a partir das informações colhidas, serão elaboradas ações mais específicas que terão como meta fazer recuar os índices de violência nesta faixa etária em Macaé. “As crianças e adolescentes precisam ser ouvidos porque são eles que vivem este cotidiano”, ressaltou o subsecretário da Infância e Juventude, Luiz Fernando Tereza.

- Um dos maiores desafios enfrentados no mundo atual é a violência, depois vem a sexualidade e o trabalho infantil que precisam ser vistos e equacionados. Daí a necessidade de se promover um trabalho conjunto com outras secretarias da administração municipal e a sociedade civil para combater esta situação. Unidos certamente encontraremos caminhos, alinhou o secretário de Assistência Social, Júlio Cesar de Barros.

Ele informou que também já confirmaram presença no Fórum, de modo a contribuir com o processo de combate à violência, o juiz da Infância e Juventude, Felipe Carvalho Gonçalves da Silva e a presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas, Zoraia Braz.

O evento terá como atrações o programa Art Luz de Dança e Teatro, da subsecretaria Municipal de Cultura, vários sorteios durante o dia e brindes para os convidados.