Fórum sobre drogas reúne cerca de 500 pessoas

04/09/2009 14:06:12 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Evento terminou nesta sexta

O segundo fórum municipal de Políticas sobre Drogas, intitulado Jovens e a Família na Prevenção, reuniu mais de 500 pessoas no auditório do Colégio Estadual Matias Neto, na abertura ocorrida no início da noite desta quinta-feira (3) e durante a programação nesta sexta-feira (4).

Na abertura, diante de diversas autoridades, houve apresentação da temática “Amor Exigente”, pelo núcleo Amor Exigente do Rio de Janeiro - programa de proteção social que apóia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando maior qualidade de vida.

Para um público alvo constituído principalmente por jovens e famílias, na sexta-feira ocorreram atividades e trabalhos com temas que dizem respeito à prevenção da dependência química. Logo pela manhã, apresentou-se teatro mostrando a violência urbana como agente agressor da juventude.

A terapeuta familiar e psicóloga da cidade de Cabo Frio, Rosemeire Winter, coordenou dinâmica de grupo levando a platéia à reflexão. Em seguida foi a vez do psicólogo do Ministério de Saúde do Distrito Federal, Jorge Francisco Kell, abordar sobre as doenças relacionadas ao vício do cigarro e à cultura do tabaco e de outras drogas afins, reportando a fatores de risco e malefícios à saúde.

Logo em seguida, o professor de música, conhecido como professor Alexsander, cantou e referiu-se a questões de cidadania viva, além de contar suas experiências de vida para as pessoas que estavam lá.

No período da tarde, a psicóloga do Núcleo Integrado do Rio de Janeiro, Ana Café, que é especialista em tratamento e prevenção da dependência química conduziu o “Espaço Aberto”. Nesta dinâmica, houve momentos de interação e incentivo ao senso crítico, havendo espaço para os adolescentes e para as famílias, que puderam questionar, analisar e desenvolver conteúdos a respeito da vida sem dependência química.

As autoridades presentes na abertura foram o vereador Luiz Fernando Pessanha, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Atilano Rocha, o superintendente da Infraero, Hélio Batista, o subsecretário de Políticas Municipais sobre Drogas, Hélio Lessa, o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, a subsecretária de Educação, Cultura e Esporte, Conceição de Maria, e o presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas, Luis Antonio Leal Guerreiro.

Abriram tendas durante o II Fórum, o DST/AIDS, a Pousada da Cidadania, o Programa Girassol, a Universidade Estácio de Sá, o Caps ad Porto, o Programa Nova Vida, os Alcoólicos Anônimos, os Narcóticos Anônimos e a Pastoral da Sobriedade. .

Também mostrou seus projetos, ações e atividades a teia de sustentabilidade, antigo projeto Tear. Esse é um movimento em que várias empresas participam com o objetivo de multiplicar a responsabilidade social e empresarial, com sustentabilidade. Tem a meta de levar cidadania a colégios, universidades, igrejas, à população em geral, por meio de projetos educacionais e esportivos, buscando ainda a integração entre empresa e o cidadão. O II Fórum foi organizado pela comissão de Planejamento e Estratégia do Conselho Municipal Anti-Drogas (Comad).