Funcionários do HPM recebem novos alojamentos

13/10/2011 17:07:11 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Entrega dos alojamentos é a primeira das ações que serão realizadas para a melhoria do trabalho dos profissionais.

Atendendo às reivindicações dos profissionais do Hospital Público Municipal (HPM), a prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Saúde fez a entrega nesta quinta-feira (13) dos alojamentos de repouso dos funcionários que atuam na instituição com sistema de trabalho 24 horas.

Segundo o secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal Hospitalar, Eduardo Cardoso, a entrega dos alojamentos é a primeira de uma série de ações que serão realizadas visando a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e da qualidade do atendimento.

- Estamos reparando um erro de concepção da obra, onde não foram construídos alojamentos para os funcionários. Para solucionar o problema de forma imediata este setor funcionará em containeres, mas no projeto de reforma e ampliação do hospital os alojamentos serão construídos de acordo com a solicitações dos funcionários e especificações técnicas, garantiu.

Quanto às demais reivindicações dos profissionais da instituição, como a melhoria do sistema de segurança, já está sendo licitada empresa de vigilância, além da elaboração do plano de cargos e salários.

Na ocasião, o secretario também ressaltou, outras ações que estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde como as obras de reforma do antigo Oftalmocentro, que abrigará em breve o Pronto Socorro do Centro, a implementação da Central de Regulação de Ambulâncias, além das parcerias que o prefeito Riverton Mussi tem conseguido junto ao Governo do Estado, com a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra e da UPA do Lagomar que deverá ser inaugurada ainda este mês. Em novembro a unidade móvel de ressonância da Secretaria Estadual de Saúde estará em Macaé.

O diretor do HPM, Felipe Barreto acrescentou que este processo de melhorias requer um pouco de tempo, mas que todas as reivindicações serão atendidas na medida do possível. “O prefeito e o secretário de Saúde estão sensíveis às demandas dos funcionários e não estão medindo esforços para isso”, disse.

Felipe lembrou que uma série de investimentos estão sendo feitos, em setembro foi instalado sistema de geração de ar comprimido medicinal. O HPM é o primeiro hospital da região a contar com este tipo de equipamento, que segue os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- O próximo passo será a renovação dos equipamentos como respiradores, eletrocardiógrafos, monitores cardíacos, carrinho de anestesia, entre outros que estão em fase de licitação. Além disso, o projeto técnico para reforma e ampliação do hospital já foi concluído e encaminhado para equipe de engenharia e arquitetura da prefeitura confeccionar a planta, disse.

A presidente do sindicato dos servidores públicos municipais, Rosemary Gomes, que esteve presente durante todo processo reivindicações dos funcionários, agradeceu ao prefeito e ao secretário por estarem cumprindo o acordo firmado, sendo esta mais uma conquista para os profissionais quanto para os usuários. “A nossa expectativa agora é de que o plano de cargos e salários seja concluído e aprovado ainda este ano”, falou.

Considerando mais um avanço e conquista para o trabalhador da saúde, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Paulo Pires, acrescentou que está é uma solicitação antiga dos funcionários e que a sensibilidade do prefeito e do secretário de saúde atenderam o pedido.

Representando os funcionários, principalmente a equipe de enfermagem o coordenador de enfermagem do HPM, Ivanildo Drumond, elogiou a iniciativa da direção do hospital, que agora os profissionais terão um local adequado para descanso que antes era feito em lugares improvisados.

Além de dois containeres para alojamento masculino e feminino com 14 camas cada, ar condicionado e banheiro, outro containeres também foi instalado e funcionará como banheiro masculino e feminino com três chuveiros e três sanitários.