Fundação Macaé de Cultura promove espetáculo do Auto de Natal

14/12/2009 14:53:31 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Luiz Bispo

Assim como o Auto de Natal da Terceira Idade, o evento na Imbetiba faz parte da programação de fim de ano

Um dos mais belos cartões postais de Macaé, a Praia de Imbetiba, mas precisamente na recém-reformada Praça Aristóteles Miranda de Mello (antigo Mocambo), foi o local escolhido para ser encenado o Auto de Natal. O espetáculo acontece de quinta-feira (17) a domingo (20), sempre às 20h. Realizado pela Fundação Macaé de Cultura, o espetáculo tem uma duração de 45 minutos e promete encantar a todos.

- Nossa expectativa é a melhor possível. Esperamos que o público aprove essa iniciativa de tirar o evento do teatro e levar para a rua. Nossa intenção é possibilitar que mais pessoas vejam o tradicional Auto de Natal, que está sendo feito com muita dedicação, disse a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly.

O cenário inovador, desenhado exclusivamente para a ocasião, consta de uma estrutura física que chega a seis metros de altura, dois andares de palco e uma iluminação cênica de alta qualidade e muito bem planejada para dar ao espetáculo uma movimentação cênica sincronizada com cada cena. O espetáculo conta com seis atores e 12 bailarinos.

Escrito e dirigido por Márcio Gonçalves, da Faz de Conta Produções Artísticas, “O Nascimento de Jesus” tem por objetivo oferecer ao público um espetáculo que marque não só pela parte estética, mas também com a mensagem de amor e fé entre os homens.

- Estamos com um elenco muito empolgado, dedicado, disciplinado e ensaiando diariamente. Temos recebido um apoio incondicional da presidente da Fundação, que não mede esforços para que tudo aconteça profissionalmente, peculiaridade de sua gestão como secretaria. Temos muito que agradecer a ela, finaliza o diretor.

A história...

A historia será concentrada em Maria e José, encenada pelos atores, Érica Mendes e Aldebarã Bastos, onde se mostrará a relação de amor entre eles antes e depois da Anunciação feita pelo Arcanjo Gabriel, interpretado por Márcio Pena. A mensagem do espetáculo está na fé dos personagens de Maria e José, ambos jovens, com capacidade de entender a mensagem de Deus, abandonando um mundo simples para protagonizar essa história da humanidade. Maria foi escolhida pela sua fé.

Na parte antagônica do espetáculo, deparamos com Herodes, representado pelo ator, Ademir Martins. Um homem nascido na Idumeia (antiga região ao sul do Mar Morto), ele é um Idumeu Bárbaro, assim se classifica e diz que é o mais pérfido dos monstros que possui ainda, um exército para perseguir Maria e José. Nesse embate Miguel, interpretado por Fabrício Bittencourt, um arcanjo protetor das ciladas dos espíritos maléficos, aparece a Maria e José para protegê-los. O Arcanjo Rafael (Cadú Ângelo) será o responsável pela chegada do Santo dos Santos e o entregará a Humanidade.

FICHA TÉNICA

DIREÇÃO E TEXTO
MÁRCIO GONÇALVES

ASSISTENTE DE DIREÇÃO
BEL GONÇALVES

DIREÇÃO MUSICAL
ADRIANO PEIXOTO

FIGURINO
PATRICIA MONTEIRO
MARIA DIAZ
VALERIA STEFANI

COREOGRAFIA
ALEXANDRA GRIPP

ILUMINAÇÃO
FÁBIO ERRE

CABELO / MAQUIAGEM
KAL FERNANDES

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
GABRIEL EMERICK
RAFAEL KASSIUS
FELIPE GARBELINE

PRODUÇÃO
FAZ E CONTA PRODUÇÕES ARTISTICAS E CULTURAIS

ELENCO

ÉRICA MENDES
ALDEBARAN BASTOS
ADEMIR MARTINS
MÁRCIO PENA
CADÚ ÂNGELO
FABRICIO BITENCOURT

BAILARINOS
ALENCAR ROSA
ALBERICO DOLABELLA
EDUARDO MURY
ERICA REJANE
FELIPE VARGENS
PEDRO HENRIQUE
GLEIDSON PRINCE
LUCAS OUROFINO
MARCELO LIMA
MARCUS VINICIOS
PEDRO BLANC