Funemac e UFRJ acertam últimos detalhes para cursos

11/12/2007 09:24:11 - Jornalista: Antônio Felipe Gonçalves

Visando aproximar ainda mais as direções, membros da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se reuniram esta semana. No encontro, foram discutidos os últimos detalhes da implantação dos cursos de Farmácia e Química, além da ampliação do curso de Ciências Biológicas, cujas aulas, a partir do próximo semestre, acontecerão na Cidade Universitária.

Segundo o presidente da Funemac, Joelson Tavares, a reunião foi importante para amarrar detalhes que ainda estavam pendentes e acertar o calendário de ações acadêmicas do próximo ano. "Solicitamos essa reunião com a direção dos cursos que serão implantados em Macaé, para finalizar os entendimentos e acertar os últimos detalhes. O governo municipal, em especial o prefeito Riverton Mussi, enxerga esse convênio como uma ótima oportunidade para a cidade, e não mede esforços para concretizá-lo", disse o presidente.

O discurso de empolgação não está restrito apenas ao corpo da Funemac. Entre os diretores da Universidade, a fala de todos traduz esse sentimento. "A cada dia, a UFRJ vislumbra que, em Macaé pode estar surgindo um novo conceito no que diz respeito ao ensino superior. E, com esse projeto, pretendemos aprofundar ainda mais o conceito de interiorização, com professores residentes na cidade, não apenas dando aula, mas realizando pesquisa acadêmica", explicou Cássia Curan, diretora do Instituto de Química da UFRJ.

O professor Francisco Esteves, diretor do Núcleo de Pesquisas em Meio Ambiente (Nupem), é outro entusiasta desse processo. Para ele, a vinda da UFRJ para Macaé, pode resultar na instalação de um Campus Universitário, o que vai trazer muitos benefícios para a cidade. "A Universidade já aprovou em seu corpo diretor a instalação do campus em Macaé. Para nós, não tem mais volta: a UFRJ se instalará em Macaé não apenas com cursos avançados, mas sim como um campus. Isso trará inúmeros benefícios à cidade, pois a pesquisa acadêmica traz resultados diretos e indiretos na qualidade de vida das pessoas", ressaltou.

Como o principal objetivo da reunião era aproximar os departamentos e ajustar eventuais divergências de informações, a Funemac levou uma equipe multidisciplinar. Além do presidente, participaram, entre outros, o professor Adelmo Daumas, o diretor da FeMass Francisco Carlos Gomes, o superintendente administrativo Saulo Ramos e a equipe da extensão. Para Saulo, na questão administrativa, a Funemac está empenhada em resolver as últimas pendências, já no começo do ano. "Como as aulas já começam em março, resolvemos solucionar as pendências no começo de janeiro. Assim, quando os alunos começarem a vir até a Cidade Universitária para realizar suas matrículas, toda a estrutura da Funemac poderá ser utilizada pela UFRJ", afirmou.

Outra questão solucionada diz respeito às bibliotecas. A Funemac e a UFRJ se comprometeram a, cada uma das duas instituições, comprar livros didáticos para os novos cursos, o que garante um acervo ainda maior do que o pedido inicialmente.

- Esse é um compromisso que temos. A nossa biblioteca, além de universitária, é pública. Então, temos o interesse em ampliar constantemente seu acervo, para garantir aos alunos acesso ao conteúdo de que necessitarem para o seu aprendizado, garantiu Joelson.

O calendário de implantação segue adiantado. A próxima reunião será em Macaé, na Cidade Universitária, no dia 10 de janeiro, e servirá para que seja traçado, entre outras coisas, o calendário acadêmico para 2008.