Funemac mostra conquista da Faculdade de Medicina em congresso

14/10/2008 15:05:32 - Jornalista: Grazielle de Marco

A experiência de implantação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé será relatada pelo presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, no 46º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem). A apresentação será realizada no próximo dia 20, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA), onde estará sendo realizado o congresso.

De acordo com o presidente da Funemac, a participação no evento é muito importante para o município. “Macaé precisa dar visibilidade à aplicabilidade dos royalties e é isso que estamos fazendo. Há hoje, em diversos setores, uma crítica ao uso desse recurso. O governo federal propõe que parte seja utilizado na Educação, e é o que estamos fazendo ao apoiarmos a interiorização da UFRJ, inclusive fornecendo infra-estrutura,”, ressaltou.

Sob o tema “Faculdade de Medicina da UFRJ/Macaé: relato da experiência de Implantação”, o presidente da Funemac e o assessor técnico da instituição, professor Adelmo Henrique Daumas Gabriel, irão apresentar como a fundação tem apoiado a interiorização da Faculdade de Medicina da UFRJ. “O trabalho de estruturação, desde a infra-estrutura, prédios com salas de aula, laboratórios, bem como a adequação dos espaços onde se pratica a assistência, será oferecido pela Prefeitura. Caberá à universidade estrutura docente e pedagógica”, comenta Joelson.

Ele aponta que, para realizar as adaptações necessárias, foi nomeada uma comissão, com membros da Funemac, da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Hospitalar. “Este grupo tem como desafio não só verificar a possibilidade de adaptação da estrutura física dos hospitais, ambulatórios, postos de saúde da família, mas também a de trabalhar junto aos profissionais lotados nestas unidades, afim de contornar possíveis resistências passíveis de ocorrer neste processo”.

Adelmo lembra que outra estratégia utilizada foi a criação, por parte da Faculdade de Medicina da UFRJ, com o apoio da Funemac, do Laboratório de Pesquisa em Saúde e Sociedade (LAPESS), que através de suas pesquisas, pretende conhecer os indicadores de saúde regionais e promover o interesse de pesquisadores nas questões de saúde. “O primeiro trabalho do LAPESS é a avaliação do perfil e qualidade de vida dos médicos que trabalham na cidade, identificando as necessidades de qualificação destes profissionais, bem como buscando verificar a existência de potenciais docentes para o curso que se encontra em processo de formação”.

O 46º COBEM será realizado de 18 a 21 deste mês em Salvador, e terá como tema “200 anos de Ensino Médico no Brasil: de volta para o futuro”.