Gabinete de Gestão Integrada busca ampliação do Prodesmar

22/11/2011 15:54:03 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Reunião foi realizada nesta terça-feira (22)

A 33º câmera de monitoramento a ser instalada pelo Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), parceria entre a Prefeitura, Petrobras e Secretaria de Estado de Planejamento do Rio de Janeiro, será fixada no trevo da BR-101. Durante a 26º reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), realizada nesta terça-feira (22), no 32º Batalhão de Polícia Militar, foi apresentada a necessidade de ampliação do Prodesmar, visando à instalação de mais oito câmeras para Macaé, além das 20 previstas pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça.

O coordenador do GGIM-Macaé, tenente coronel Edmilson Jório, acrescentou que o sistema de monitoramento se completa com a instalação de câmeras também em municípios vizinhos, como Rio das Ostras e Carapebus.

- Vamos buscar a ampliação do Prodesmar junto a Petrobras UO-BC para a instalação de mais câmeras, não só em Macaé, mas também nessas cidades. Instalamos 32 e vamos instalar a 33º na BR-101, que visa o emprego tático de fazermos um arco do município, mas que está exigindo uma estação repetidora devido à distância. Para que a vigilância em Macaé ocorra de forma completa é necessário buscarmos essa parceria para a instalação de mais 12 câmeras em Rio das Ostras e mais cinco em Carapebus, explicou.

A reunião do GGIM-Macaé – a última de 2011 - foi marcada pela apresentação de um balanço das ações realizadas ao longo do ano. Diversas autoridades do município e representantes dos órgãos de segurança participaram do encontro.

- Este é o quarto ano de funcionamento do GGIM, criado em maio de 2008. Em 2010 consolidamos sua função de facilitador entre a sociedade, administração municipal e forças de segurança. Já neste ano de 2011 nossa meta foi a instalação da tecnologia do Sistema de Videomonitoramento, que reúne as câmeras em diversos pontos do município, o Centro de Operações do 32º Batalhão de Polícia Militar (COBAT/32), acionamento de viaturas (GPS) e central de comunicações. A partir de fevereiro teremos a integração da chamada 190 – completa o coordenador.

Em 2011, a prefeitura também renovou o convênio com o Pronasci do Ministério da Justiça para a implantação de mais 20 câmeras, instalações do GGIM, de uma sala plena e uma de gerenciamento de crise. O Plano Municipal de Prevenção à Violência também continua em andamento. A ONG Viva Rio elaborou o diagnóstico e o esboço do Plano que está sendo conduzido agora pela equipe do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

- Na última semana nos encontramos com a advogada Regina Miki que está à frente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. Nosso objetivo foi passar para ela que Macaé é a cidade de onde sai a força motriz de energia deste país. Macaé é uma questão de segurança nacional. Uma cidade que abriga 15 mil estrangeiros e toda a cadeia produtiva de petróleo e gás da bacia de Campos. Em 2012, vamos apresentar dois projetos ao Senasp: um de videomonitoramento nas escolas e um de Sistema de Informação do Observatório de Segurança Pública – relatou Edmilson Jório.

O gerente de Comunicação e Segurança de Informação da Petrobras UO-BC, Lincoln Weinhardt, apresentou um panorama sobre a Bacia de Campos.

- Nos próximos 10 anos a Bacia de Campos ainda vai ser a maior região produtora do país, pela estrutura instalada e pela presença de óleo aqui. Temos mais uns 60 anos de petróleo na região. Depois de 34 anos, a Bacia de Campos continua ainda mais produtiva. O primeiro óleo do pré-sal saiu daqui, da P-34 no Espírito Santo. O interesse da Petrobras é antecipar a produção do pré-sal na região, com o Campo de Papa-Terra, que está localizado na área sul da Bacia de Campos (na região de Cabo Frio e Arraial do Cabo). É uma área com uma grande reserva de óleo extrapesado – explicou o gerente de Comunicação e Segurança de Informação da Petrobras UO-BC.


Fotos Relacionadas