Gabinete de Gestão Integrada de Macaé é citado como referência

08/12/2009 18:25:50 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Comandante do 32º BPM anunciou na reunião que solicitou reforço de mais 150 recrutas para atender a região

Um dos primeiros municípios do país a implantar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em março de 2008, e apresentando resultados expressivos, Macaé já é citada pelo Ministério da Justiça/Pronasci como uma referência para outros municípios. A notícia foi passada na última reunião mensal deste ano do GGIM-Macaé, por Fernando Stern, do Comitê Articulador Pronasci Rio/MJ.

- A implantação do GGIM é decorrência da descentralização de ações governamentais, entre as quais a área de segurança, passando para o município a responsabilidade pelas proposições e execuções destas ações. Ela parte do pressuposto que são nos municípios que estas ações são realmente implementadas. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal reúne todas as esferas da área de segurança pública e sua formação no município é imprescindível para estarmos participando dos projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Governo Federal -, explicou o coordenador do GGIM-Macaé, coronel Edimilson Jório.

Três projetos do Pronasci/Ministério da Justiça foram desenvolvidos em Macaé: o “Mulheres da Paz”, “Protejo - Jovens em Ação” e “Espaços Urbanos e Seguros” (Peus) contemplando dois territórios: Botafogo e Malvinas. Os projetos foram desenvolvidos em parceria entre a prefeitura, por meio do GGIM-Macaé e do Rio Cultura de Paz, por meio da secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Os projetos começaram em novembro de 2008.

Durante a reunião foram apresentados o número de homicídios registrados em Macaé em março de 2007 e a estimativa para novembro de 2009 se o quadro permanecesse igual.

- Em março de 2007, registrávamos 187 homicídios ano, para uma população de 100 mil habitantes. Nessa progressão, teríamos agora, em novembro deste ano, 364,65 homicídios ano para uma população de 195 mil habitantes. Ou seja, um crime por dia. Com o demonstrativo das incidências criminais na área da 123° DP de Macaé, até novembro de 2009, temos um total de 63 homicídios. Esse resultado mostra um progresso, mas ainda precisamos reforçar a segurança, principalmente nos municípios do interior, devido à realização de grandes eventos na capital do estado - Jogos Militares-Rio 2011, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016. A tendência é que o crime se interiorize -, explicou o coronel Edimilson Jório.

De acordo com o comandante do 32° Batalhão de Polícia Militar, coronel Alnyr Ribeiro, houve uma redução da criminalidade em Macaé. “Estamos conseguindo isso com um grande apoio da Polícia Militar. Quando assumi tínhamos seis viaturas rodando e o resto encostada com problemas mecânicos. Recuperamos e hoje temos 25 viaturas rodando, mesmo que não sejam nas melhores condições. Modifiquei a escala de trabalho para melhorar o serviço nas ruas. Além disso, solicitamos ao governo do estado, um pedido para mais 150 recrutas. Neste final de ano, com a proximidade do Natal, também iremos reforçar a segurança no calçadão da Avenida da Rui Barbosa -, explicou o coronel do 32° BPM, responsável pela segurança em seis municípios (Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabú).

O coordenador do GGIM-Macaé, destacou que em parceria com a subsecretaria Municipal de Comunicação Social, será realizada uma campanha orientadora de Defesa Pessoal. “São algumas orientações que são passadas pela própria PM e que podem ajudar à população de forma preventiva, quanto à segurança de cada um”, completou.