Gambá reabilitado é reintroduzido no meio ambiente

23/09/2010 08:29:06 - Jornalista: Lourdes Acosta

Na data alusiva à defesa da fauna (22 de setembro), a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), através da Coordenadoria de Fauna comemorou, reintroduzindo no meio ambiente um gambá fêmea e seus filhotes que estavam sendo reabilitados há sete dias numa clínica veterinária especializada.

Segundo o coordenador do setor, o médico veterinário Gleidson Madalena, o animal foi entregue na Semma, na manhã do dia 15, por um munícipe que o encontrou preso na grade do portão de sua residência, situada no bairro Miramar, tentando fugir de um cão que o perseguia.

- Ao chegar na secretaria, foi feita uma avaliação clínica do animal por técnicos do setor (veterinário e biólogo). O gambá estava em péssimas condições e totalmente estressado. Encontramos vários sinais de mordidas na região do abdome e região cervical e também a presença de vários filhotinhos em sua bolsa marsupial – explicou Gleidson.

Ele completou que o animal foi encaminhado à Clínica SOS Veterinária, onde recebeu todos os cuidados médicos (antibióticoterapia, analgesia, curativos e alimentação). “Após seis dias de acompanhamento veterinário, a médica Paula Vasconcelos deu a alta ao paciente. Logo após o comunicado de alta os técnicos apanharam o animal e, em seguida, foi promovida a soltura, na mata da Pesagro.

Dia da Fauna - Considerado um dos países com uma das maiores biodiversidade, o Brasil possui uma fauna rica que deveria ser muito mais protegida e valorizada. Para isso, foi criado o dia da Defesa da Fauna, 22 de setembro, que pretende conscientizar a população sobre os principais problemas enfrentados pelos animais silvestres que são o desmatamento, tráfico e caça ilegal que estão reduzindo a população nativa e exótica regional, dentro do âmbito da Mata Atlântica.

- A proposta do Dia da Defesa da Fauna é expor as principais dificuldades em proteger nossa diversidade biológica. Obstáculos como a ocupação humana desenfreada, o desmatamento das florestas e, principalmente, o tráfico de animais silvestres são os principais pontos que o Dia da Defesa da Fauna pretende expor e debater com a sociedade, disse o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, informando que mais de 50 animais silvestres entre répteis, aves e mamíferos já foram soltos neste ano.