Gestantes da Secretaria de Educação liberadas do trabalho

12/08/2009 14:53:29 - Jornalista: Waleska Freire

As servidoras grávidas funcionárias da Secretaria de Educação de Macaé estão liberadas do trabalho até o dia 30 para evitar uma possível contaminação da Gripe A, também conhecida como gripe suína. O anúncio foi feito pela secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

Ela confirmou que as aulas da rede municipal serão retomadas na próxima segunda-feira (17). Entre os cuidados tomados, está a proibição da freqüência dos alunos que apresentarem sintomas de gripe. Às escolas, foi recomendado que mantivessem as salas de aula ventiladas, com portas e janelas abertas. Todo profissional com sintoma de gripe será avaliado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e cada aluno deverá portar seu copo de uso individual.

Marilena Garcia destacou que a medida em relação às gestantes tem explicação no fato de grávidas apresentarem, naturalmente, baixa imunidade.

- Elas devem permanecer afastadas neste momento. Sei que muitas grávidas trabalham fora e mesmo as que não trabalham precisam ir à rua para diversas atividades, mas apelamos a essas mulheres para que evitem locais fechados e aglomerações, façam a higiene, lavando as mãos sempre que possível, já que as gestantes estão mais propensas ao contágio pelo vírus da gripe A. Elas não devem compartilhar alimentos, copos, toalhas e outros objetos sem que tenham sido lavados com água e sabão. Outro cuidado importante é cobrir a boca quando tossir ou espirrar, utilizando para isso lenço de papel, que deve ser descartado após o uso, alertou.

As medidas adotadas visam colaborar com o enfrentamento da epidemia e diminuição das condições de propagação do vírus Influenza A (H1N1); seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, das secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e Macaé.