Gestão democrática educação realiza eleição de diretores

04/12/2018 17:16:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

A escolha contou com a participação de alunos, pais e responsáveis, além de servidores

Aconteceu nesta terça-feira (4) a eleição de diretores escolares. Escolas municipais da área central, região serrana e bairros foram mobilizadas pelo processo eleitoral. A escolha dos gestores, que vão atuar no triênio 2019, 2020 e 2021, contou com a participação de alunos do 6º ao 9º anos e Ensino Médio, pais e responsáveis pelos alunos da Educação Infantil e 1º ao 5º anos e servidores que atuam nas unidades de ensino. O objetivo é a efetivação da gestão democrática.

O resultado do processo eleitoral será divulgado nesta quinta-feira (6), a partir das 16h, na Secretaria de Educação, com listagem fixada no mural e na sala da Comissão Eleitoral Central. O órgão funciona na Rua Vereador Djalma Salles Pessanha, 591, Novo Botafogo, próximo ao Senai.

Para garantir a lisura da eleição, o processo contou com fiscais credenciados, que acompanharam a apuração de votos. A votação foi conduzida por mesas receptoras de voto, compostas cada uma por um presidente e um secretário, escolhidos por comissão específica. A eleição aconteceu nos turnos de funcionamento dos espaços escolares.

Durante todo o dia, foi registrada a movimentação das escolas, principalmente nos horários de entrada e saída dos estudantes. A Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos (Centro) é uma delas. Com 371 alunos, a unidade recebeu pais atentos e ansiosos. Luciana Ximenes, mãe da pequena Catarina, de 3 anos, admite que o poder de decisão é muito importante. "Fico satisfeita em poder participar deste momento. Também tenho um filho de 7 anos que estuda na Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon, local em que eu também votei. Participar da trajetória de ambas escolas é muito importante", conta.

Já Marielzi Campos de Araújo, que atua como auxiliar de serviços gerais, lembra que esta é uma forma de todos estarem mais envolvidos com a gestão da escola. "A votação para diretores sempre será importante para alunos e funcionários", afirma.

Outro espaço que também ficou movimentado foi Escola de Educação Infantil Professora Leda Maria Lêdo Esteves (Centro). Com 191 alunos, o espaço recebeu um número expressivo de pais para votar. José Maria Bonzi foi um deles. Pai do pequeno Kaleb, de 4 anos, ele explicou que o pleito é importante para escolher o melhor para escola. "O futuro dos nossos filhos é muito importante. Fiz questão de votar", comenta.

Além do envolvimento dos pais e funcionários, a eleição foi motivo de orgulho para alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º) do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. Yasmin Martins Amado, Victória Marinho e Juan Carlos Santiago não estudam na mesma sala, mas compartilham do mesmo pensamento: votar para ajudar no funcionamento da escola. "Não temos idade para votar para presidente e governador, mas escolher o nosso diretor da escola é muito bom. A atuação do diretor é muito importante para gente", explicam os estudantes do 7º ano.

Acompanhando o interesse dos alunos, a professora de Ciências, Jaqueline Rodrigues, lembra que nestes 16 anos lecionando na rede municipal, o processo eleitoral é um dos momentos mais inesquecíveis da escola. "Estamos exercendo nosso direito. Os alunos estão refletindo sobre a gestão escolar. Isso é maravilhoso", pontua. O professor de Geografia, Charles Felipe Santos, confirma que esta etapa é essencial para o crescimento da escola. " A escolha dos gestores é uma oportunidade ímpar. Para o bem da escola, precisamos conhecer e escolher os diretores", conta.

Os funcionários e responsáveis pelos estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) também fizeram parte da votação. Com 520 alunos, a Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon (Centro) teve uma sala especial apenas para o processo eleitoral. Mãe de Luiz Sérgio Carvalho, Anicau Rodrigues Carvalho, entrou na fila e aguardou tranquilamente o momento de votação. "Quero o melhor para o meu filho. A participação coletiva é essencial para acompanharmos e solicitarmos um funcionamento de qualidade", conta

A professora da turma de 1º ano, Tamaíris Brígido, reforça que, com a eleição, o trabalho pedagógico da escola pode ficar ainda melhor. "Uma gestão escolhida por pais e funcionários tem a oportunidade de se comprometer de uma maneira melhor. A votação é um momento decisivo", observa.

Cronograma - O prazo para interposição de recursos junto à comissão Eleitoral Central será de 7 a 10 de dezembro, das 10h às 16h, na sede da secretaria. Os resultados dos recursos e a divulgação final dos eleitos será no dia 13 de dezembro.

No período de 16 a 30 deste mês, haverá a transição da gestão. Também está previsto para o dia 17, o curso de Atualização em Prestação de Contas específico para gestores. Os candidatos eleitos assumirão o compromisso de exercer com eficácia as atribuições específicas das funções de diretor e adjunto. Durante a atuação, eles terão que participar dos cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, formação específica para o exercício da gestão escolar e atualização.


Fotos Relacionadas