A estratégia do governo municipal em reorganizar toda a rede de Saúde e assistência à população, com base em um diagnóstico técnico e científico, foi apresentada nesta quarta-feira (10) à equipe da Fiocruz. A proposta, que visa elevar a eficiência de atendimento das unidades do município, otimizando recursos e aprimorando a competência de trabalho dos profissionais da rede, foi defendida pelo prefeito Welberth Rezende e pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, junto aos técnicos do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB), unidade de referência da Fiocruz em pesquisas e inovação.
“Buscamos a instituição de referência para nos auxiliar na estratégia de reestruturação da nossa rede de Saúde. A estratégia é tornar os nossos recursos, infraestutura e corpo técnico mais eficientes para garantir o melhor atendimento a nossa população”, destacou o prefeito.
Os técnicos do Instituto apresentaram o trabalho realizado pela Fiocruz diretamente a programas e estratégias ligadas a rede de Atenção Básica, através da expertise da Fundação que é referência no Brasil e no mundo. “Desenvolvemos pesquisas e investimos em estudos para inovar e tornar a Saúde de qualidade acessível à população. E nosso trabalho fornece condições aos gestores públicos diretrizes para ações e estratégias de assistência ao cidadão em diferentes aspectos da Saúde”, destacou Christoph Milewsk, diretor do ICTB.
A partir do encontro de hoje, as equipes da Saúde e da Fiocruz irão avaliar a formação do termo de cooperação de trabalho para realizar o diagnóstico e definir ações concretas de reorganização da rede de assistência à população.
O trabalho proposto em Macaé visa tornar o município referência em gestão de Saúde no Estado, servindo de expertise para outras cidades do Brasil.
Também participaram da reunião a secretária de Saúde, Liciane Furtado, o secretário de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga e o secretário de Alta e Média Complexidade, Antônio Soares.
Integraram a equipe técnica do ICTB: Carlos Eduardo de Andrade Lima da Rocha (vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Inovação), Fabio Daudt (Analista de gestão em saúde), Klena Sarges (Pesquisadora em Saúde Pública) e Rogério Barbosa (Analista do Núcleo de Inovação Tecnológica).