Gripe A: Macaé decreta estado de emergência como medida preventiva

28/07/2009 17:16:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Medida vai facilitar movimentação de pessoal

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, decretou nesta semana situação de emergência em decorrência do aumento da gripe A (H1N1) no país. A medida foi explicada pelo secretário de Saúde, Eduardo Cardoso durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (28).

- Diante da gravidade da doença e o aumento na procura nas unidades de emergência, essa é mais uma ação preventiva de ordem administrativa, adotada pelo governo municipal. A partir do Decreto 136/2009, o secretário de Saúde terá maior flexibilidade para completar com outros profissionais da área médica as equipes para atendimento da gripe A, disse acrescentando que em diversas unidades há algumas especialidades médicas onde a procura é menor e serão estes profissionais que serão deslocados.

O secretário ressaltou, que houve um aumento de 40% no número de atendimentos das unidades de emergência e no Hospital Público Municipal. A preocupação é que a demanda aumente e o número de profissionais não seja suficiente para um atendimento de qualidade nos casos de gripe, em especial da gripe A.

Caso haja necessidade de aumento no contingente de profissionais da área médica para atendimento da gripe A, a secretaria de Saúde, já iniciou o treinamento de aproximadamente 200 médicos. “É importante que todos sejam capacitadas para que saibam os procedimentos e protocolos atualizados do Ministério da Saúde”, frisou o infectologista do HPM, André Luiz Faria, lembrando que o objetivo da secretaria de Saúde é manter a situação controlada.

O infectologista disse ainda que as pessoas com sintomas de gripe devem procurar um posto de saúde mais próximo de sua residência. Somente os casos com complicações respiratórias serão encaminhados para as unidades de referências. A secretaria de Saúde já disponibilizou 17 leitos para atendimento exclusivo da gripe A.

Também participaram da entrevista o diretor superintendente do HPM, Felipe Barreto, a coordenadora do Pronto Atendimento do HPM, Alzimara Carvalho, o coordenador de Enfermagem do HPM, Ivanildo Drumond e a coordenadora de Serviços de Saúde, Liane Machri.

Descentralização – Na última semana os médicos do Programa Saúde da Família foram capacitados e iniciaram nesta terça-feira (28) o atendimento de pacientes com sintomas de gripe. O atendimento esta sendo feito nas 29 unidades do programa, de 15h30m às 17h, caso a procura aumente o horário será estendido.

O coordenador de Emergências, Murilo Campanati acrescentou que esta sendo viabilizado nos pronto-socorros do município, uma área exclusiva para atendimento da gripe. Este trabalho faz parte das ações de descentralização do atendimento da gripe.

Na noite desta segunda-feira (27), mais uma pessoa foi internada no HPM, com suspeita da gripe A. A vítima é uma mulher de 29 anos, que apresentava febre, dores no corpo, tosse e dificuldade respiratória. Dos três pacientes que estavam internados no hospital, um recebeu alta nesta terça-feira (28). O homem de 38 anos, que foi internado na UTI semana passada apresentando sintomas de complicações respiratórias, continua na unidade de tratamento intensivo e o seu quatro é estável.

O secretário Eduardo Cardoso lembra que não foi confirmado laboratorialmente nenhum caso da doença no município. “Estamos tratando como gripe A todos os pacientes que apresentam complicações em seu quadro clínico ou estão enquadradas no grupo de risco”, disse.

Outra medida para enfrentar a epidemia da gripe A (H1N1), adotada pela secretaria de Saúde desde maio, foi a criação da Disque-Gripe. O serviço funciona 24 horas por dia através dos telefones 2765-2958; 2762-3260 e 2762-4510.

Nesta quarta-feira (29), a equipe da Coordenação de Saúde Coletiva, estará no Parque de Exposições Latiffi Mussi, onde acontece a XXX Exposição Agropecuária, Comercial, Industrial e Turística de Macaé, para distribuição de folhetos explicativos e para informar a população sobre as formas de contágio da gripe e as principais medidas de prevenção.

Audio

Entrevistado: Dr André Faria Infectologista do HPM
Reporter: Eraldo Manhães