Gripe A: prefeitura atenta durante a Feira Brasil Offshore

15/06/2009 17:03:51 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Antes da Organização Mundial de Saúde (OMS) classificar como pandemia a nova gripe A (H1N1), na última semana, a prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde, criou em abril uma Comissão de Monitoramento da gripe, composta por diversos órgãos municipais, estaduais e federais.

Entre as ações realizadas pela Comissão, foi organizado um simulado de atendimento no último dia cinco. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso avaliou como positiva a iniciativa e agradeceu a participação de instituições como a Petrobras, que colaborou com a experiência da empresa em simulados, a Infraero e a Anvisa, além da equipe da Policlínica e da Unimed.
- Em caso de situações reais todas estas instituições poderão estar envolvidas e esta ação foi importante para mostrar a integração de todos os atores. A partir desta terça-feira (16), quando será iniciada a Feira Brasil Offshore, estaremos com todas as nossas atenções redobradas, principalmente no que diz respeito à informação sobre a doença, tanto para visitantes quanto para expositores, disse, lembrando que o município receberá pessoas dos países considerados pela OMS como de transmissão sustentada da gripe A, entre eles México, EUA e Canadá.
A secretaria de Saúde vem orientando a população sobre a doença, fazendo a distribuição de folhetos explicativos com os principais sintomas e as formas de contágio, este trabalho começou a ser intensificado na última semana. Já para atender os casos suspeitos, o município conta com o Centro de Triagem, que foi montado no Centro de Estudos, anexo ao Hospital Público Municipal (HPM).
Além de capacitar os profissionais de saúde da rede pública e particular para diagnóstico correto da doença, na última semana os donos de hotéis e pousadas do município participaram de treinamento, onde todos puderam aprender a diferença entre a gripe comum e a gripe A (H1N1), e quais procedimentos devem ser tomados de acordo com o fluxo de atendimento determinado.
“É importante que todos saibam que Macaé esta estruturada para receber esses turistas, e em caso de alguma suspeita todos saibam como proceder”, disse o secretário, ressaltando os cuidados que devem ser tomados como, ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel, evitar locais com aglomeração de pessoas, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e lavar as mãos freqüentemente.

Os principais sintomas da nova gripe são febre superior a 38 graus, dor de cabeça, tosse e dores musculares, para pessoas que estiveram em local de risco ou contato direto com pessoa suspeita em até 10 dias, que é o prazo para aparecerem os sintomas.