Grupo Escoteiro do Mar participa da Campanha Onda Verde

27/05/2010 10:18:26 - Jornalista: Equipe Secom

Na última semana, o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé participou da Campanha Internacional Onda Verde. O objetivo foi o de envolver o grupo para a inauguração e o plantio participativo do projeto Bosque Verde do Caminho que acontecerá no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), na área externa do próprio grupo. O evento contará com diversas oficinas de educação ambiental para a comunidade, e tem parceria dos escoteiros e da Transpetro.

A Onda Verde é uma campanha ambiental internacional que oportuniza aos escoteiros aplicar a Lei e a Promessa Escoteiras, colocando em prática o compromisso de trabalhar para construir um mundo melhor. Também é uma maneira de aprender mais sobre a natureza brasileira e a importância da proteção à biodiversidade. É, além disso, uma forma para mostrar que os escoteiros se preocupam com esta causa e estão engajados em questões tão importantes para a manutenção da vida no planeta. “O apoio do Escotismo é importante para o movimento. Afinal, trabalho em equipe e respeito pela natureza são valores que podem inspirar outras pessoas a adotarem boas práticas ambientais em suas vidas”, destaca Jorge Antonio, presidente do Grupo Escoteiro.

Desde 2007, a Onda Verde celebra mundialmente o Dia Internacional da Diversidade Biológica (IDB). Ela também apóia outras iniciativas nacionais, internacionais e globais de plantio de árvores, tais como a campanha “Um Bilhão de Árvores”, liderada pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). O site para mais informações é http://ondaverdefundacao.wordpress.com

A mobilização dos escoteiros, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, também fez parte de uma das etapas do projeto Bosque Verde do Caminho e do Parque Recreativo e Ecológico da Ajuda, que busca realizar o plantio de forma participativa com as comunidades do Complexo da Ajuda - que abrange os bairros Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e Planalto da Ajuda - de cerca de 330 mudas de diversos tipos de plantas, na área verde pertencente à Casa do Caminho e próxima a sede do Grupo Escoteiro.

- É importante para os jovens a participação nesses eventos, pois assim estimulamos a consciência ambiental, e mais do que isso, a consciência da importância das ações de cada indivíduo para o bem estar de toda a sociedade”, explica Antonio Felipe Gonçalves, voluntário do Grupo Escoteiro.

Durante a atividade da semana passada, a educadora ambiental da Casa do Caminho, Dominick Werneck, proferiu palestra para as crianças e adolescentes do Grupo Escoteiro do Mar, com o tema “Reflorestamento”, onde foi destacada a importância de se plantar árvores nativas e da responsabilidade de todos em monitorar a área que será reflorestada. Também foi realizado o plantio de uma cerca viva na sede dos escoteiros, onde foram plantadas cerca de 60 mudas de hibiscos.

- O grupo de escoteiros se mostrou interessado em estar envolvido na atividade, tendo em vista que, em 2010, o Mutirão de Ação Ecológica da União Nacional dos Escoteiros tem como tema “Plante uma árvore e respire melhor”, no qual todos os grupos de Escoteiros do Brasil devem desenvolver projetos relacionados ao plantio de árvores”, contou Dominick Werneck.

O plantio das mudas busca enriquecer o remanescente já existente, recuperando a área degradada associada e neutralizando uma grande quantidade de carbono da atmosfera. Ela contou que as escolas e associações de moradores das comunidades também serão envolvidas para o plantio do bosque. “Este projeto é uma iniciativa importante, pois o reflorestamento irá recuperar a área degradada, fazendo a conversão de cerca de 50 toneladas de carbono atmosférico e também mobilizará a comunidade para o plantio, através de atividades de educação ambiental”, completou a educadora.

Para quem quiser conhecer o Movimento Escoteiro, em especial o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, pode acessar o site www. macahe.org.br ou www. guiadoescoteiro.org.br, enviar um e-mail para macahe@ gmail. com, ou aparecer na sede.