Grupos produtivos expõem durante Seminário no Macaé Centro

04/12/2007 13:45:17 - Jornalista: Catarina Brust

Cinco grupos produtivos de Economia Popular Solidária (EcoPopSol) apoiados pela secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), por meio da Incubadora de Empreendimentos, expõem seus trabalhos desta terça à quinta-feira (4 a 6) durante a realização do IV Seminário Nacional Roubo de Cargas, Pirataria e Segurança nas Estradas. Os grupos desenvolvem variadas técnicas: artesanato com retalhos de tecidos, escama de peixe e fibra de bananeira, além da produção de doces caseiros, entre outras atividades.

A participação dos grupos em eventos funciona como um importante espaço de divulgação e comercialização dos produtos. O Seminário acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. A Semtre desenvolve desde 2005 ações de implementação de EcoPopSol, visando gerar trabalho e renda para os munícipes, valorizando o artesanato e a cultura locais, além de estimular o empreendedorismo popular.

- A participação dos grupos através das feiras em congressos e seminário, propicia um importante canal para a comercialização da produção dos artesãos. Economia Solidária é um termo recente, da década de noventa, criado com o objetivo de reunir diversos movimentos e iniciativas, novas e antigas, que possuem como valores comuns: posse e/ou controle coletivo dos meios de produção, distribuição, comercialização e crédito; gestão democrática, transparente e participativa dos empreendimentos econômicos e/ou sociais e a distribuição igualitária dos resultados (sobras ou perdas) econômicos dos empreendimentos - explica o secretário Executivo de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado.

Na Economia Solidária os trabalhadores empregam os meios de produção, comercialização e crédito em função de seus interesses. Cerca de 300 pessoas, reunidas em 23 grupos, participam desse projeto desenvolvido pela prefeitura por meio da Incubadora de Empreendimentos.

- Nesta fase atual, a Incubadora amplia suas ações, deixando de atuar somente com cooperativas para direcionar o trabalho também aos grupos de produção, associações e empresas autogestionárias. Além disso, damos apoio técnico para alguns grupos, promovemos oficinas técnicas em três comunidades e a formação e sistematização das cooperativas de costureiras, garçom, além do beneficiamento de pescado - explica o gerente da Incubadora de Empreendimentos, Robério Fernandes.

Mulheres Artesãs do Lagomar e do Assentamento Celso Daniel, Benesca, Cooperativa de Costureiras e Arte e Oficios são os grupos que estão expondo no Macaé Centro, no horário das 9h às 17h.


Nova Aurora – A partir de 14 de dezembro, os grupos produtivos terão um espaço fixo para expor e vender seus trabalhos: a Feira Social de Interação, que funcionará na entrada da Sociedade Musical Nova Aurora, localizada no calçadão da avenida Rui Barbosa. “A feira vai funcionar todas as sextas-feiras, das 9h às 20h. Com esse espaço cedido pela entidade, os grupos terão um local permanente para comercializar mais facilmente seus produtos”, informa Robério Fernandes.