Guarda Municipal e Polícia Militar farão a segurança na reabertura do Estádio

14/07/2010 15:04:33 - Jornalista: Claudia Massad

Foto: Catarina Brust

O Grupamento Independente de Cães – CIG, da Guarda Municipal de Macaé, reforçará o policiamento dos jogos no Estádio

A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Macaé vão realizar o policiamento dos jogos no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, que será reaberto pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi no dia 1º de agosto às 10h.

O Jogo dos Campeões marcará a estreia do estádio e será formado por atletas da Seleção Brasileira de 1994 e de 1998 e o time Master do Flamengo, campeão do mundo de 1981. A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Macaé vão estar com mais de 170 homens fazendo a segurança dos convidados e dos torcedores. O tenente coronel Marcelo, o major Sodré, os tenentes Resende e Apolinário serão os responsáveis pela segurança no estádio.

O Grupamento Independente de Cães – CIG, da Guarda Municipal de Macaé, reforçará o policiamento dos jogos no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. Entre as tarefas, estão o combate ao tráfico de drogas e a coibição de tumultos e brigas.

Também vão reforçar o policiamento na reabertura do estádio, a Polícia Federal, Secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

O ingresso para assistir ao jogo será um quilo de alimento não perecível ou um material de limpeza, que será arrecadado pela Cruz Vermelha e pela Inter TV e doado para os desabrigados do Nordeste.

O secretário municipal de Ordem Pública de Macaé, Antônio Franco, falou sobre o trabalho de segurança no Estádio.

- O Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo será um dos mais modernos do Estado e, depois de pronto, vai ocupar uma área de 30 mil metros quadrados, com capacidade para receber cerca de 15 mil pessoas. O estádio contará com um mini-shopping popular. É uma obra grande e por isso existe a necessidade de máxima segurança. Além de agentes da Guarda, altamente treinados e da polícia militar, teremos os cães, que além da segurança das pessoas, farão o combate ao tráfico de drogas, observou Antônio Franco.

Obras

As obras do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na Barra de Macaé, foram realizadas seguindo os padrões recomendados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. A preocupação em seguir os padrões recomendados é para garantir a segurança dos torcedores no estádio.

Para a festa de estreia do estádio, o prefeito Riverton Mussi convidou o maior jogador brasileiro da história do Flamengo e um dos dois maiores futebolistas do país, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, como um presente para os macaenses pelos 197 anos do município. “Será uma grande festa esportiva para Macaé e região. A participação de Zico trará mais alegria para nossa vitória, que é a de presentear a população com a inauguração do Estádio”, frisa o prefeito.

O administrador do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, Jocimar Gomes de Oliveira, lembrou que o estádio de Macaé será o único do Estado do Rio a ter o alambrado em policarbonato, material de alta transparência e resistente a impactos. O administrador informou que o estádio está com todos os equipamentos contra incêndio e já está sendo concluído o aterro para a construção da ponte, que vai ligar a Barra de Macaé à Rua Medeiros, na Nova Holanda. O administrador explicou que com a ponte e com as melhorias na pavimentação e calçadas nas ruas laterais ao estádio, a prefeitura facilita o acesso e a saída dos torcedores.

Todo o estádio se encontra murado, as roletas, banheiros e vestiários estão prontos. Foram concluídas as cabines de rádio e televisão, que ficam em cima da arquibancada 2, e continuam as obras do mini-shopping atrás da arquibancada voltada para a Rodovia Amaral Peixoto. Na área do estádio, sob a arquibancada 2, a prefeitura vai construir uma escola para ampliar a oferta de vagas aos alunos macaenses.

O investimento da prefeitura de Macaé no novo Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo é de quase R$ 21 milhões. O estádio, que será um dos mais modernos do Estado, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, com capacidade para receber 15 mil pessoas. A prefeitura tem como objetivo ampliar, futuramente, a capacidade do Cláudio Moacyr de Azevedo para 20 mil torcedores.